Ex-Seleção projeta volta para time brasileiro: ‘Cada vez mais próximo’
Jogador tem contrato com time turco até junho de 2026

- Matéria
- Mais Notícias
Cria do Bahia, Anderson Talisca deixou a torcida animada para um futuro próximo. O jogador do Fenerbahçe admitiu que a volta ao Tricolor de Aço não vai demorar a acontecer.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Talisca foi contratado pelo Fenerbahçe no começo desta temporada e tem quatro gols em 12 jogos. O acordo com o time turco vai até junho de 2026.
Assim, o meio-campista de 31 anos pode assinar um pré-contrato com o Bahia a partir de janeiro de 2026 e alimentou as esperanças do torcedor.
- Podem continuar com esperanças desse retorno. Há de acontecer e está ficando cada vez mais próximo - afirmou ao Correio.
Talisca chegou no Bahia em 2009, e foi criado nas categorias de base desde os 14 anos. Ele fez sua estreia profissional com a camisa tricolor em 2013 contra o Itabaiana, pelo Campeonato Baiano, quando tinha 18 anos.
A ascensão foi rápida e, no período de um ano, o meio-campista marcou 11 gols e deu duas assistências em 68 jogos. O rendimento fez com que o Benfica, de Portugal, pagasse 4 milhões de euros (R$ 12 milhões, na cotação da época) na então maior negociação da história do clube, em julho de 2014 - o Bahia tinha 50% dos direitos de Talisca e recebeu R$ 6 milhões.

Carreira de Talisca
Depois da saída do Bahia, Talisca atuou no Benfica entre 2014 e 2016, com 20 gols e duas assistências em 78 confrontos. Após um início promissor, o jogador foi emprestado ao Besiktas, da Turquia, por três temporadas: fez 37 gols e deu 15 assistências em 80 jogos, além de conquistar o título turco.
Talisca ainda passou por outro empréstimo, dessa vez ao Guangzhou FC, da China, que o comprou por 25 milhões de euros. No futebol asiático, de 2018 a 2020, foram 39 gols e nove assistências em 65 partidas.
Antes de chegar ao Fener, o meio-campista jogou no Al Nassr entre 2021 e 2024, com 77 gols e 12 assistências em 111 jogos. Em toda sua carreira, Talisca conquistou nove títulos e marcou 118 gols.
Convocado para a Seleção
Talisca, no começo da passagem pelo Benfica, chamou tanto a atenção que foi convocado para a Seleção. Em 10 de novembro de 2014, Dunga o chamou para amistosos contra Turquia e Áustria.
Ele substituiu Lucas Moura, cortado por lesão, mas não entrou em campo nas partidas. Depois disso, Talisca só voltou a ser lembrado em 12 de março de 2018 para as Eliminatórias da Copa do Mundo. Tite, contudo, não o acionou.
Nos últimos dois anos, Talisca admitiu que esperava ser convocado e chegou a ironizar as convocações de Fernando Diniz, no final de 2023, ao falar "não é mais brasileiro" nas redes sociais.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias