O que poucos esperavam finalmente aconteceu. No Moisés Lucarelli, o Figueirense derrotou a Ponte Preta por 3 a 1 e deixou a zona de rebaixamento da Série B. Agora, o Furacão é o 16º, com 38 pontos. A Macaca é a 11ª, com 44 pontos.
Na próxima rodada, a Ponte Preta visita o CRB, no Rei Pelé. O Figueirense recebe o Cuiabá, no Orlando Scarpelli.
O jogo
O Figueirense iniciou a partida com o pé no acelerador e logo no primeiro minuto abriu o placar. A zaga da Macaca assistiu a troca de passes do rival e Rafa Marques fuzilou para dentro da rede, 1 a 0.
Aos poucos a Ponte Preta começou a aparecer no campo de ataque e achou o seu empate na cobrança de pênalti convertida por Roger. A virada da Macaca caiu nos pés de Araos antes da etapa inicial acabar, mas o meio-campo, sozinho na pequena área, acertou o poste.
Assim como o primeiro tempo, a segunda etapa começou agitada. Roger teve a chance de marcar para a Ponte, mas o chute saiu rente ao poste. Na sequência, Jefferson Renan soltou a bomba de fora de área e Ygor salvou a Macaca.
Melhor em campo, o Figueira retomou a vantagem na marca dos 23 minutos. Renan Fonseca errou e a bola caiu para Andrigo, que bateu prensado com Camilo e morreu dentro da rede, 2 a 1.
Sem esboçar nenhuma reação, a Macaca não agredia e dava espaços na defesa, o que culminou no gol do Figueirense. Felipe Matheus lançou e Victor Guilherme invadiu a grande área para soltar a bomba e sacramentar o triunfo, 3 a 1.
Ainda teve tempo para polêmica na partida em gol não validado da Ponte. João Carlos soltou a bomba, a bola pegou no travessão, pingou no gramado e ganhou efeito para o fundo da rede. O goleiro Pegorari tirou a bola dentro do gol, mas o bandeira não viu que a pelota havia cruzado a linha e levou os jogadores da Macaca ao desespero.