Fluminense e Flamengo se encaram na noite desta quarta-feira, pela semifinal da Taça Rio, tendo um duelo à parte entre compatriotas: os atacantes colombianos Yony González, do time tricolor, e Uribe, da equipe rubro-negra. Os dois são esperanças de gols para que o respectivo time avance à final do segundo turno do Campeonato Carioca.
Porém, um gringo balançar a rede em uma Fla x Flu não é novidade. De Adolpho Milan, o Russo, no "Fla x Flu da Lagoa", a Guerrero, há dois anos, são diversos exemplos. Lembre alguns:
ADOLPHO MILAN (RUSSO)
Ídolo do Fluminense, Adolpho Milan, o Russo, nasceu no Afeganistão. No site oficial do Tricolor é tratado como, talvez, o melhor centroavante da História do clube. E de clássico ele entendia, tendo balançado a rede 24 vezes contra os rivais, em um deles, no Fla x Flu da Lagoa, ajudando na conquista do título de 1941.
BENÍTEZ
Nascido em Yaguarón, no Paraguai, Jorge Benítez Candia, ou apenas Benítez, vestiu a camisa do Flamengo na década de 50 e marcou época pela raça e valentia demonstrada. Foi o artilheiro do Carioca de 53, quando marcou também na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense.
DOVAL
O argentino Doval é um daqueles jogadores que já estiveram dos dois lados da rivalidade entre Flamengo e Fluminense. Defendeu o Rubro-Negro entre 1969 e 1975 (com um intervalo de um ano, quando esteve no Huracán) e chegou às Laranjeiras em 1976. Ele também balançou a rede no clássico, tanto pelo Fla quanto pelo Flu.
PETKOVIC
O sérvio Dejan Petkovic também tem no currículo passagens por Flamengo e Fluminense. Pelo Fla, foram duas passagens, entre 2000 e 2002 e, depois, entre 2009 e 2011. No Flu, esteve entre 2005 e 2006. Ele também deixou a marca deles nos Fla x Flu's.
GAMARRA
O zagueiro paraguaio Gamarra, conhecido pela técnica e "elegância" em campo, defendeu o Flamengo entre 2000 e 2002. Ele balançou a rede no clássico válido pelo Campeonato Brasileiro de 2000, no empate em 1 a 1.
MAXI BIANCUCCHI
O argentino Maxi Biancucchi, que ficou conhecido no Brasil também por ser primo de Messi, defendeu o Flamengo entre 2007 e 2009 e decidiu o clássico pelo Campeonato Brasileiro de 2007, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0.
CONCA
O também argentino Darío Conca é mais um da lista a ter defendido Fluminense e Flamengo. Ídolo no Tricolor, onde foi campeão do Brasileiro em 2010, teve uma passagem pela Gávea, em 2017, para se esquecer. No clássico, marcou um duas oportunidades, todos pelo Tricolor.
BOTTINELLI
Darío Botinelli, nascido na Argentina, esteve no Flamengo entre 2011 e 2012. No primeiro ano, saiu do banco para decidir um Fla x Flu, vencido pelo time rubro-negro por 3 a 2, pelo Brasileiro.
LANZINI
Nesta mesma partida em que Botinelli brilhou, um outro gringo também balançou a rede. O argentino Lanzini, que defendeu o Fluminense entre 2011 e 2012, fez o segundo gol tricolor na no clássico.
GUERRERO
O atacante peruano Guerrero esteve no Flamengo entre 2015 e 2018 e, na final do Carioca de 2017, marcou um dos gols na vitória rubro-negra por 2 a 1.