Flamengo x Corinthians: duplas de atacantes chegam como trunfos na final da Copa do Brasil
Gabigol e Pedro, pelo Flamengo, e Yuri Alberto e Roger Guedes, são protagonistas de suas respectivas equipes em 2022
Nesta quarta-feira, Corinthians e Flamengo iniciam a busca pelo título da Copa do Brasil. O confronto reunirá duas das mais dinâmicas duplas de ataque do futebol brasileiro. Do lado alvinegro, Róger Guedes e Yuri Alberto precisaram de poucos meses para cair nas graças do torcedor corintiano. Já no Rubro-Negro, Gabigol e Pedro passaram por adaptações ao longo do ano, e chegam para a decisão em plena sintonia, vivendo o melhor momento como conjunto.
+ Quem é melhor: Corinthians ou Flamengo? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!
+ Ranking aponta os 50 maiores clubes do Brasil; veja a lista
YURI ALBERTO E ROGER GUEDES COMANDAM REAÇÃO
No Corinthians, Róger Guedes e Yuri Alberto tiveram um início conturbado, mas os atletas se acertaram em campo e a dupla vem se provando indispensável para Vítor Pereira.
Os camisas 9 e 10 são responsáveis por 27% dos gols do Timão na temporada. No ano, o Timão já balançou as redes 80 vezes. Guedes é o artilheiro isolado da equipe com 14 gols, enquanto Yuri, mesmo com apenas 19 jogos, é o vice-artilheiro, com oito gols, sendo cinco na Copa do Brasil.
O início da parceria entre os atacantes foi marcado por uma dificuldade tática na recomposição defensiva da equipe, externada pelo técnico português após a derrota por 2 a 0 contra o Atlético-GO, nas quartas de final da Copa do Brasil.
+ Corinthians fecha preparação para final da Copa do Brasil; veja provável escalação
Nos últimos jogos, Vítor Pereira ajustou o comportamento da dupla e conseguiu potencializar as melhores qualidades de ambos. Guedes vem atuando como um segundo atacante, com bastante liberdade para cair pela ponta esquerda e se movimentar no terço final do gramado. Já Yuri fica mais centralizado, brigando por espaço no meio da zaga adversária.
Com entrosamento cada vez maior, a dupla corintiana chega para a decisão embalada. Dos últimos 15 gols anotados pelo clube alvinegro na temporada, oito foram feitos por Róger Guedes ou Yuri Alberto. Eles balançaram as redes na mesma partida contra o Atlético-GO e Cuiabá, pelo Brasileirão.
PEDRO E GABIGOL: UNIDOS POR UM DORIVAL
Já Gabigol e Pedro, ao contrário de Guedes e Yuri Alberto, iniciaram os trabalhos de maneira separada. A passagem de Paulo Sousa pelo clube manteve os jogadores como titular e reserva, respectivamente. Enquanto Gabriel seguiu a boa fase das últimas temporadas, o camisa 21 chegou a ficar 13 jogos sem marcar e teve o nome veiculado ao Palmeiras.
+ Flamengo terá força máxima para jogo contra o Corinthians; veja provável escalação
No entanto, a chegada de Dorival Júnior mudou a relação da água para o vinho. Desde então, Gabi e Pedro protagonizam a melhor dupla de atacantes da América do Sul, em números. Ao todo, eles já balançaram as redes 55 vezes na temporada, sendo 31 sob o comando do treinador. E as grandes marcas não param por aí.
Enquanto Gabigol lidera a artilharia do Flamengo em 2022, com 28 gols, Pedro é máximo goleador absoluto da Copa Libertadores, com 12 tentos. Na competição continental, o Artilheiro Reverência bateu marca de Zico e do próprio companheiro. Com as atuações, o atacante foi convocado para a Seleção Brasileira e tem chances de estar na lista de Tite para a Copa do Mundo.
VEJA NÚMEROS DA DUPLA EM 2022
Gabigol:
58 jogos
4555 minutos em campo
33 participações em gol
0,57 média de participação
Pedro:
55 jogos
2922 minutos
34 participações em gol
0,63 média de participação
Entrosados, os centroavantes já se elogiaram diversas vezes, seja em entrevistas e nas redes sociais. Eles também já conquistaram títulos no mesmo elenco, como a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro, mas nunca juntos como titulares. E, além da Copa do Brasil, ainda terão a oportunidade de levantar a Copa Libertadores, no fim do mês.
+ Pai de Arturo Vidal, do Flamengo, morre no Chile; volante decide jogar a final da Copa do Brasil
Flamengo e Corinthians entram em campo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena. O duelo de volta será disputado uma semana depois, no Maracanã. Vale destacar que o gol fora de casa não é critério de desempate na Copa do Brasil.