Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (11), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com momentos e pretensões distintas no torneio, Rubro-Negro e Tricolor protagonizam o sexto clássico da temporada. Mas, afinal, o que o confronto representa para cada equipe?
FLAMENGO
Em busca de uma arrancada no Campeonato Brasileiro e de volta à briga pelo título nacional, o Flamengo precisa de uma performance de excelência para garantir o enea e encerrar a temporada de forma menos amarga. Com apenas três pontos a menos que o líder Botafogo, o Rubro-Negro tem que vencer o Fluminense para continuar perseguindo o topo da tabela.
Os rumos da reta final do Brasileirão 2023 têm muitas coincidências com a edição de 2009, quando o Flamengo estava em situação semelhante e protagonizou uma arrancada história rumo ao título. Para os rubro-negros, o cenário pode se repetir, e a esperança pelo eneacampeonato está vivíssima.
FLUMINENSE
Sem muito interesse no Campeonato Brasileiro, o Fluminense vê a competição como uma espécie de preparação para o Mundial de Clubes, uma vez que ainda tem seis jogos antes do torneio intercontinental. No entanto, Fernando Diniz não deve expor seus principais jogadores, como deu a entender na partida diante do Internacional, em que Cano e Marcelo não viajaram, enquanto Ganso entrou apenas no segundo tempo.
No entanto, o Time de Guerreiros pode encerrar um jejum de sete partidas sem vencer clássicos, sendo três contra o Flamengo. Além disso, a equipe das Laranjeiras não conseguiu marcar gols no Rubro-Negro nos três últimos encontros e um triunfo poderia representar o fim do sonho do título do Campeonato Brasileiro do seu maior rival.