Flu nos últimos jogos, Vasco nos últimos anos: quem leva o clássico?
Confira o retrospecto dos rivais às vésperas de se enfrentarem pelo Campeonato Carioca
A 7ª rodada da Taça Guanabara será iniciada com o clássico Fluminense x Vasco, nesta terça-feira, às 21h35 (horário de Brasília), em Volta Redonda (a cidade do Rio de Janeiro não pode receber jogos até dia 4 de abril segundo decreto municipal). Sem engrenar até o momento, os rivais veem uma chance de ganhar moral vencendo o rival para subir na tabela.
O Fluminense é o 5º colocado com 9 pontos, enquanto o Vasco é o 8º com 6 pontos conquistados após 18 terem sido disputados. Ainda que ambos estejam na zona de classificação para o mata-mata, é muito pouco para dois dos maiores times do estado do Rio de Janeiro, com história riquíssima no futebol. E por falar em história, o retrospecto do clássico ajuda a contar quem vem levando a melhor sobre o rival.
Fluminense melhor nos últimos jogos
Já se foram quatro jogos desde a última vez em que o Vasco saiu de campo com vitória sobre o Fluminense. Desde o returno do Brasileirão de 2019, passando pelo Carioca de 2020 e pelos dois turnos do último Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina não derrota o Tricolor.
De lá para cá, foram dois empates entre os rivais e duas vitórias do Fluminense. Em 2019, os rivais ficaram no 0 a 0 e em 2020, na 25ª rodada do Brasileirão o clássico terminou em 1 a 1. Pelo Carioca do ano passado, 2 a 0 para o Flu fora de casa. No nacional, nova vitória, desta vez por 2 a 1.
Vasco superior nos últimos anos
O torcedor do Fluminense não quer nem lembrar como estava sendo a história do clássico antes desta sequência de quatro jogos. Em mais de dois anos e meio, o Cruz-Maltino emplacou 10 jogos seguidos de invencibilidade contra o Tricolor, maior marca de jejum da história. Em 27 de maio de 2017, pela 3ª rodada do Brasileirão, o Vasco venceu o Fluminense por 3 a 2, iniciando a série invicta que durou até o tal 0 a 0 pelo Campeonato Carioca, em 2 de novembro de 2019. Neste período, sete vitórias do Gigante da Colina e três empates.
Em Volta Redonda
Apenas uma vez na história centenária de Fluminense x Vasco o clássico foi disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda - e foi um jogão. Pela 17ª rodada do Brasileirão de 2005, os rivais duelaram no mesmo palco dessa semana, e o Flu venceu, de virada, por 3 a 2.
O Vasco de Romário e Alex Dias saiu na frente com gol do Baixinho após passe preciso de seu companheiro de ataque. O Fluminense empatou com o artilheiro Tuta ainda na primeira etapa. Logo na volta do intervalo, Diego colocou o Cruz-Maltino na frente novamente. O maestro Felipe deixou Beto na cara do gol para empatar mais uma vez.
O Gigante da Colina desperdiçou boas chances de matar o jogo e foi punido na reta final do clássico. Em cobrança de falta, a bola sobrou para o zagueiro estreante Milton do Ó encher o pé e dar a vitória ao Flu.
Conteúdo publieditorial