Goleiros em alta: confira a movimentação dos clubes brasileiros para fortalecer a posição
Alguns dos principais clubes da Série A ainda apresentam carências na posição e precisam ir ao mercado
O mercado da bola está bastante aquecido, e os clubes brasileiros já buscam oportunidades de contratação visando a próxima temporada. Entre as posições mais disputadas, os goleiros estão em alta, já que algumas equipes ainda não definiram o titular para 2023. Por isso, o LANCE! analisou a situação dos principais times da Série A e algumas opções interessantes que estão disponíveis.
GIGANTES DE SÃO PAULO BEM SERVIDOS
Os quatro grandes clubes da capital paulista, Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians, já possuem situação definida na posição. O Alviverde tem contrato com Weverton, considerado o melhor goleiro do Brasil e convocado para a Copa do Mundo, até 2025, enquanto Cássio segue firme no Alvinegro de Itaquera. Ambos são titulares absolutos de seus respectivos times.
+ Fluminense anuncia a contratação do lateral-direito Guga, ex-Atlético-MG
O Santos, por sua vez, também vê em João Paulo um goleiro para o futuro. O arqueiro de 27 anos foi um dos destaques da posição no último Campeonato Brasileiro, tendo salvado o Alvinegro Praiano em diversas oportunidades. O São Paulo era a equipe que vivia maior indefinição, mas foi ao mercado e contratou Rafael, que estava no Atlético-MG, para assumir a posição.
CARIOCAS DIVIDIDOS
Ao contrário do que acontece em São Paulo, os clubes do Rio de Janeiro estão bastante divididos na questão. Flamengo e Fluminense puxam a fila com a situação definida. O Rubro-Negro tem em Santos o titular e busca um reserva, tendo Rossi, do Boca Juniors, como alvo estabelecido. No Tricolor, Fábio renovou por mais uma temporada e deve ser o arqueiro de dia a dia da equipe de Fernando Diniz.
Em compensação, Vasco e Botafogo vivem momentos distintos. O time de Luís Castro tem dois goleiros que disputam a posição: Lucas Perri e Gatito Fernández. O paraguaio estava próximo de deixar General Severiano para integrar o elenco do São Paulo, mas a negociação melou. Já o Cruz-maltino ainda busca um nome para ganhar a vaga de Thiago Rodrigues, muito criticado pela torcida na campanha da Série B.
+ Vítor Pereira iniciará trabalho no Flamengo após reapresentação do elenco; entenda
GAÚCHOS APOSTAM NA BASE
A temporada de asensão do Grêmio à Série A teve protagonistas jovens. Gabriel Grando iniciou a campanha, mas Brenno terminou em alta na equipe de Renato Gaúcho. No entanto, a boa jornada fez com que a dupla ficasse valorizada no mercado, e o Tricolor já começa a pensar em plano B, em caso de propostas. O nome de Diego Alves, ex-Flamengo, foi ventilado, porém não teve final feliz. Gabriel Vasconcelos, do Coritiba, parece ser a bola da vez.
Assim como o rival da Arena, o Internacional também terminou o ano com uma jovem promessa no gol. Daniel, no entanto, alternou demais entre o céu e o inferno na meta colorada, o que pode afastar a possibilidade de sequência em 2023. Keiller, mais cru ainda, também é considerado uma aposta pela diretoria. Até o momento, a equipe do Beira-Rio apenas sondou nomes como Gatito Fernández, do Botafogo, mas nada concreto.
+ Empresa que agencia Jean Pyerre confirma a aposentadoria do atleta do Grêmio
MINEIROS VÃO AO MERCADO
Depois de duas temporadas, na Série B, o Cruzeiro conseguiu o acesso para a primeira divisão em grande estilo, mas ainda não definiu um titular absoluto para a próxima temporada. Rafael Cabral, que teve a confiança de Paulo Pezzolano em 2022, está perto da manutenção no ano seguinte, mas conta com a concorrência do recém-contratado Anderson, que ainda não se apresentou. Rodrigo Bazílio, das categorias de base, corre por fora.
Enquanto isso, o Atlético-MG perdeu um de seus goleiros (Rafael) para o São Paulo, por R$ 5 milhões. Agora, o jovem Matheus Mendes, destaque das categorias de base e, posteriormente, do time reserva, pode ganhar algumas oportunidades, embora Everson continue sendo o titular absoluto na equipe de Eduardo Coudet. O Galo analisa as oportunidades de mercado, mas não vê o setor como "carente" no elenco.
ALGUMAS OPÇÕES INTERESSANTES
Entre os mais cobiçados do mercado, Tadeu tem sido especulado em diversos clubes do Brasil. O goleiro de 30 anos foi um dos destaques do Goiás na temporada, ao lado de Pedro Raúl, em campanha bastante digna do Esmeraldino. Ele foi o líder de defesas do Campeonato Brasileiro e tem se caracterizado como um dos melhores da posição. No entanto, sua idade avançada e falta de experiência em clubes de maior calibre podem atrapalhar a transferência para longe de Goiânia.
Outro goleiro que tem sido disputado nesta janela de transferências é Bento, do Athletico Paranaense. O jovem arqueiro de apenas 23 anos assumiu o lugar de Santos, que foi para o Flamengo, e não sentiu a pressão, sendo um dos destaques de temporada acima das expectativas da equipe paranaense. O nome do jogador apareceu em listas de São Paulo e Vasco, mas o objetivo de venda do Furacão é o exterior, fato que assusta o mercado nacional.
+ Presidente do Corinthians revela que fez tudo para manter Vítor Pereira e questiona seu caráter: 'Fui enganado'
Um último nome a ser lembrado já foi citado: Augustín Rossi. Sem vínculo com o Boca Juniors a partir do dia 1 de janeiro, o argentino tem conversas avançadas com o Flamengo, mas ainda pode pintar em outro clube. Pegador de pênaltis e seguro, o goleiro é uma opção viável para boa parte das equipes brasileiras, já que contava com salários considerados baixos no Xeneize e possui vontade de jogar no Brasil.