Julgamento no STJD mantém Ipatinga no Módulo I do Campeonato Mineiro
Superior Tribunal inocenta time do Vale do Aço, juntamente ao presidente do clube
- Matéria
- Mais Notícias
Está julgado o caso "Ipatinga x Betim" no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão mantém o Ipatinga no Módulo I do Campeonato Mineiro, além de reformar a decisão do TJD-MG com relação a multa ao presidente do clube, Nicanor Pires. Ele estava afastado por 540 dias.
Com isso, o estadual em Minas Gerais segue com os 12 times que foram divulgados inicialmente. Agora, o Ipatinga entra no grupo C da competição, junto a Cruzeiro, Democrata-GV e Tombense. O Tigre estreia no sábado, contra o Atlético-MG, no Ipatingão, às 19h. As partidas anteriores, que foram adiadas pelo julgamento, serão remarcadas posteriormente.
Relacionadas
+ Novidade no ar! Acompanhe as últimas negociações de Galo, Raposa e Coelho no mercado da bola
ENTENDA O CASO
Tudo começou em setembro de 2022, quando o Betim denunciou o Ipatinga, vice-campeão do Módulo II, ao TJD-MG. O clube acusava o time do Vale do Aço de estar irregular com as obrigações trabalhistas com seu elenco, não assinando a carteira de trabalho de quatro jogadores para a disputa do torneio, o que se configuraria uma infração esportiva.
O Ipatinga teria infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por falsificar a assinatura de documentos. Só que no julgamento no TJD-MG, desta segunda-feira, o Ipatinga foi absolvido.
No fim de 2022, em dezembro, o TJD-MG não acatou a denúncia do Betim em primeira instância, garantindo o Ipatinga na elite de Minas. O tribunal mineiro afirmou que o caso deveria ser analisado pela Comissão Nacional de Resoluções Desportivas (CRND), órgão colegiado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Assim, o Betim entrou com recurso. O TJD-MG entrou em recesso, que iria até 22 de janeiro, um dia após a bola rolar no estadual. Nesse contexto, o Betim foi ao STJD, que suspendeu o Campeonato Mineiro, alegando que o TJD-MG teria agido de má-fé para não se responsabilizar pelo acesso do Betim e não classificação do Ipatinga.
Agora, com o Ipatinga absolvido e o Campeonato Mineiro já em andamento, a equipe do Vale do Aço segue na primeira divisão do futebol mineiro. O Betim FC disputará o Módulo II.
O clube do Vale do Aço também se posicionou de forma oficial. O Ipatinga comemora o resultado e diz, entre outras coisas, que agora foca em disputar o Campeonato Mineiro dentro das legalidades do futebol brasileiro. Confira o comunicado, na íntegra:
O Ipatinga Futebol Clube recebeu com alegria e profundo sentimento de justiça a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que, por seis votos contra três (6x3), respeitou o resultado de campo e manteve o clube no Módulo I do Campeonato Mineiro de 2023, o que seguiu entendimento do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG). Também festejamos a absolvição de nosso presidente Nicanor Pires.
Desde o início do imbróglio jurídico provocado pelo Betim, confiamos em nosso departamento jurídico, representado pelo Dr. Lucas Ottoni, e na justiça desportiva brasileira. Sabíamos que, ao longo do processo, a verdade prevaleceria e continuaríamos com a vaga conquistada dentro das quatro linhas.
A partir de agora nosso foco está em disputar a elite do Campeonato Mineiro e dedicarmos todos os nossos esforços para alegrar a torcida, que esteve com o time em todos os momentos. Seguiremos com o trabalho íntegro e sério, cumprindo todas as regras estabelecidas pelas entidades que comandam o futebol brasileiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias