Luta pelo título? Veja como clubes lidam com chance de serem reconhecidos campeões nacionais

Entre consultas, dossiês e cautela, assunto movimenta equipes que almejam entrar na fila por conquistas do passado

Escrito por

O reconhecimento oficial de que a conquista do Torneio dos Campeões de 1937 pelo Atlético-MG equivale a mais um Brasileiro despertou esperanças e debates. Clubes se debruçaram em pesquisas e almejam ir à CBF para tentarem a homologação de outras competições como títulos nacionais.

A lista de clubes com títulos passíveis de avaliação é significativa (veja abaixo). No entanto, a espera pela confirmação de que um título é considerado de nível nacional pode durar um longo tempo.

+ Confira a classificação e simule resultados do Brasileirão

A CAMINHADA ATÉ O TRI DO ATLÉTICO-MG

Torneio dos Campeões de 1937: título visto como pioneirismo (Centro Atleticano de Memória)

Gerente de comunicação do Atlético-MG e presidente do Centro Atleticano de Memória, Emmerson Maurílio detalhou ao Lance! como foi a batalha para o clube obter o aval para ser considerado tricampeão brasileiro.

- Fazia 20 anos desde que tive meu primeiro contato com as informações desse título. Aos poucos, foram chegando informações, depoimentos e o trabalhou ficou por muito tempo guardado, parado. Agora, a diretoria apostou nessa conversa e veio a possibilidade de a CBF chancelar o título - disse.

O responsável pelo Centro Atleticano de Memória destacou como foi feito o trabalho.

- No início a gente foi conseguindo materiais em hemerotecas daqui. A família do Kafunga (goleiro da equipe) cedeu muito material, a do Bazzoni (jogador do setor ofensivo atleticano) nos entregou fotografias. As informações jornalísticas da época foram importantíssimas - afirmou, acrescentando:

- Descobrimos histórias muito curiosas. Teve um depoimento de um massagista mencionando a dificuldade de andar de trem para o Rio de Janeiro. Ele dizendo que a delegação lidou com esses desafios. Era, de fato, outro momento. As distâncias eram maiores. Tanto que as competições interestaduais não eram comuns - explicou.

+ Lance! volta às bancas com revista pôster com campeão da Copa do Brasil

Emmerson contou onde houve a confiança de que o Torneio dos Campeões seria confirmada como um título nacional do Galo.

- Foi uma competição organizada pela FBF (Federação Brasileira de Futebol) para fazer o primeiro certame só com clubes profissionais. A FBF era vinculada à CBD (Confederação Brasileira de Desportos). O Atlético era o representante de Minas do Torneio dos Campeões e acabou vencendo o título - apontou.

O gerente de comunicação também detalhou como foi o período de expectativa até a CBF bater o martelo.

- O Atlético levou o dossiê com as informações, por meio do seu departamento jurídico, fez todos os trâmites. A CBF também pediu outras informações para se cercar de tudo. Foram 20 meses de espera até a CBF homologar o nosso título - contou Emmerson Maurílio.

A homologação aconteceu em 25 de agosto de 2023.

PAULISTANO: PIONEIRISMO AINDA EM PAUTA

Paulistano: destaque do futebol amador fez história também em competição interestadual (Foto: Revista Careta)

O primeiro clube de um torneio considerado de âmbito nacional data de 1920. O Paulistano sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes Campeões. Gestora do setor de memória do clube, Ana Paula mensurou a proporção deste torneio, que ainda envolveu Fluminense e Brasil de Pelotas.

- Na verdade, foi a primeira competição que envolveu mais de dois estados. A disputa interestadual envolveu equipes de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Além disso, era um momento no qual não a ida de uma cidade para outra era mais difícil. Tanto que foi escolhida a sede única, a das Laranjeiras - destacou.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

A gestora contou quais são os registros da época da competição.

- Temos parte da documentação fotográfica deste jogo, reportagens de jornal, da fotografia. Registramos ao máximo e as pessoas procuram - contou.

Perguntado se planeja solicitar junto à CBF o reconhecimento do título, o alvirrubro afirmou em nota que "o tema está em avaliação pelo clube". O Paulistano encerrou suas atividades no futebol em 1930, e hoje se destaca especialmente no basquete.

+ Walewska Oliveira, campeã olímpica pela Seleção Brasileira de vôlei, morre aos 43 anos

PECULIARIDADE EM TÍTULO DO BOTAFOGO

Botafogo: vencedor do Torneio dos Campeões em 1931 (Foto: Revista Careta)

A bem-sucedida reivindicação do Atlético-MG também deu margem para discussões em torno de um novo título para o Botafogo. O Glorioso foi vencedor do Torneio dos Campeões em 1931.

A competição teria os mesmos moldes, sendo disputada por campeões do Rio, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. No entanto, o Corinthians desistiu. Coube aos botafoguenses definirem o título com o Xavante. Juca marcou dois gols e Celso fez o terceiro alvinegro, enquanto João Pedro e Marcial fizeram os gols da equipe gaúcha. O Glorioso ainda não se manifestou se pleiteará o título.

BANGU: TÍTULO NACIONAL NA CONTA?

Conquista em 1967 dos banguenses pode entrar na conta (Foto: Arquivo Bangu)

Há clube carioca atento à possibilidade de um reconhecimento de título pela CBF. Em 1967, o Bangu foi o vencedor do Torneio dos Campeões.

Naquele ano, a competição foi organizada pela Federação Mineira de Futebol. Além dos banguenses, Cruzeiro, Atlético-MG e Palmeiras disputaram o torneio. Na final, o Bangu derrotou o Atlético-MG por 1 a 0.

Procurado pela reportagem, o clube alvirrubro diz que vem reunindo documentação e "está em contato com seu departamento jurídico para analisar o pedido de reconhecimento do título brasileiro de 1967".

+ São Paulo vai acabar com o meme? Veja 16 zoeiras clássicas com clubes brasileiros

TORNEIO DO POVO: COMPETIÇÃO DESPERTOU INTERESSE POR RECONHECIMENTO

Disputado entre 1971 e 1973, o Torneio do Povo também chegou a ser ambicionado como título brasileiro alguns anos atrás. Em 2007, o Coritiba encaminhou um pedido para que sua conquista de 1973 fosse reconhecida pela CBF. Houve mobilização para que a Federação Paranaense de Futebol apoiasse o desejo do Coxa.

No entanto, a situação não foi à frente. Conselheiro do Coritiba em 2007 e vice-presidente do clube em 2010, Vilson Ribeiro de Andrade trouxe um panorama do que aconteceu naquele período.

- Naquela época, foi feito um pedido à CBF, mas não teve uma repercussão, não conseguimos o reconhecimento. Levantamos todas as documentações, falamos que pelos clubes que participaram havia o entendimento de que era um torneio nacional. No entanto, a CBF considerou que era um torneio circunstancial - apontou.

+ Avassalador! Goleada do Vasco sobre o Coritiba inspira série de memes nas redes sociais

Em seguida, o ex-dirigente do clube garantiu.

- De qualquer forma, todos no Coritiba relembramos sempre o nosso título do Torneio do Povo. Nós temos o Brasileiro de 1985, mas essa competição também ficou como um marco para nós - destacou.

Caso o Coxa fosse homologado campeão, haveria margem de títulos também para Corinthians, vencedor de 1971 e Flamengo, de 1972.

Procurada pela reportagem, a diretoria atual do Coritiba optou por não se manifestar sobre o assunto no momento.

AMERICA: MAIS UM CARIOCA DE OLHO

Mecão: de olho em reconhecimento do Torneio dos Campeões da CBF (Foto: Reprodução)

O sonho de reconhecimento de título bateu à porta de outro clube tradicional do Rio de Janeiro. O America volta suas atenções para que a conquista do Torneio dos Campeões da CBF, de 1982, seja equiparada ao Brasileirão.

- O America vem atuando nisso e está favorável. Foi uma competição na qual, à exceção do Flamengo, que havia recebido uma proposta para jogar no exterior, todos os clubes grandes participaram. Fluminense, Botafogo, Vasco, Atletico-MG... E o America foi o vencedor! Por isso, nada mais justo do que esse reconhecimento - afirmou o mandatário do Mecão, Sidney Santana.

O dirigente demonstra otimismo em relação à homologação do título.

- Tivemos o encaminhamento do nosso pedido, com o apoio da Ferj, e agora estamos aguardando o deferimento - disse.

+ VÍDEO: Luis Suárez entra em troca de ofensas entre jogadores de Grêmio e Palmeiras

Santana destacou a farta documentação em torno da conquista.

- O America tem um histórico bem organizado, em oito ou 16 mãos, com muitas reportagens da época. Há registros de jornais e revistas, foi feito todo um trabalho, além do apoio da Ferj, em busca desse reconhecimento de 1982 - valorizou.

Em seguida, o dirigente exaltou a equipe do America da época.

- Era uma equipe maravilhosa. Tenho saudade do Gilson Gênio, desse time de um passado não tão longínquo. As lembranças são as melhores desse time que ganhou o título contra adversários de primeira envergadura - assegurou.

TORNEIO PARALELO: CLUBES EM EXPECTATIVA

Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma aguardam resposta por reconhecimento em conjunto (Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Enquanto isso, os quatro clubes que querem ser reconhecidos campeões do Torneio Paralelo de 1986 seguem na expectativa por uma resposta. Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma ainda não obtiveram resposta da CBF.

Presidente do Treze, Artur Bolinha contou como foi o procedimento.

- A gente apresentou todo o histórico, uma documentação que comprove efetivamente que o Torneio Paralelo equivale à Série B. Contamos com o apoio da Federação Paraibana de Futebol para que a gente consiga esse título. Assim como nós fizemos, o Central, a Inter de Limeira e o Criciúma solicitaram apoio em suas federações para essa homologação ser aceita na CBF - disse.

+ Garanta a sua vaga no curso que Pet, Dante e outros craques da bola participaram também. Cupom: LANCE400

Conselheiro da Inter de Limeira, Paulo Cesar Scaraviello Júnior detalhou o pedido.

- Foram encaminhados ofícios para todas as federações. No nosso caso, o Reinaldo (Carneiro Bastos, presidente da FPF) deu o OK e agora aguardamos a CBF - afirmou.

Não falta movimentação para buscar o reconhecimento de títulos.

Siga o Lance! no Google News