menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Nike lança chuteira criada para acabar com ‘drama’ da lama no solado

Novo modelo apresentado no México foi desenvolvido para evitar o acúmulo de barro, que incomoda os jogadores. Ideia é voltada principalmente para os 'atletas de fim de semana'

Chuteira que promete acabar com a lama no solado
imagem camera(Foto: Divulgação/Nike)
Avatar
Lance!
Cidade do México (MEX)
Dia 09/11/2016
15:22
Atualizado em 09/11/2016
15:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

De olho nos chamados mercados emergentes, no qual o Brasil está incluído, a Nike promoveu nesta semana uma série de eventos no México para apresentar as novas tendências em termos de chuteiras para os próximos anos. O novo modelo a ser utilizado por Cristiano Ronaldo, que acabou de renovar contrato com a empresa norte-americana, foi uma das novidades, mas outra inovação chamou a atenção: uma chuteira cuja marca principal é acabar com o acúmulo de lama no solado, tão comum quando se pratica futebol em gramados molhados.

Batizado de "Anti-clog Traction", o modelo foi desenvolvido após oito anos de pesquisa e recorre à química para solucionar o "insolúvel", como a Nike se refere ao problema da sujeira-barro que tende a incomodar os jogadores em dias chuvosos. A sola da chuteira possui uma substância que absorve água e repele logo em seguida. O "milagre", no entanto, exige certos cuidados e faz do tipo de calçado mais específico.

Para que a técnica funcione perfeitamente, o jogador precisa molhar a chuteira antes de entrar em campo. É preciso zelo também com o solado, já que uma limpeza feita de maneira equivocada pode subtrair o potencial da tecnologia. Além disso, a chuteira fica mais pesada em relação aos modelos tradicionais da Nike. No entanto, esse fator é compensado com a subtração da lama, que muitas vezes deixa o calçado 50% mais pesado, além de prejudicar os movimentos do jogador, sujeito a recorrentes escorregões.

Na apresentação de sua mais nova aposta, a empresa mostrou um vídeo em que jogadores do PSG (FRA) falam sobre a novidade. Os brasileiros David Luiz, hoje no Chelsea (ING), Thiago Silva e Marquinhos, todos patrocinadores pela Nike, elogiam a tecnologia e elencam os benefícios que o novo modelo pode trazer para o jogo. Porém, isso não significa que os atletas passarão a fazer uso do calçado a partir de agora. O próprio criador da novidade admite que só é vantajoso fazer o uso da Anti-clog em casos de chuva.

- A gente recomenda que essa chuteira seja usada mesmo em situação que tenha chuva mesmo, lama. Aí é onde fará a diferença. Em outro tipo de piso, não é aconselhável. Essa inovação também é muito importante para quem pratica futebol aos fins de semana e sempre teve esse problema com a sujeira. Queremos acabar com aquela cena de ver o jogador batendo uma chuteira na outra (repete o gesto). E aos jogadores profissionais, já estará disponível e fica a critério deles querer usar ou não - afirmou Max Blau, vice-presidente global da Nike.

A inovação está disponível para três dos quatro modelos já consagrados da Nike no mercado: Magista, Tiempo e Hypervenom. A Mercurial, utilizada por Cristiano Ronaldo, passará a ter a tecnologia a partir de março do ano que vem. Max Blau também apresentou novidades para as chuteiras já conhecidas pelo público.

A Mercurial de Cristiano Ronaldo e Neymar, por exemplo, também vem com avanço tecnológico de tração. De acordo com a Nike, o modelo SuperFly permite ao jogador mudar de velocidade e percurso com mais facilidade. Desenvolvida com foco em atacantes, a chuteira é comparada a um carro de Fórmula 1. Já a Magista teve uma mudança na estrutura que visa dar ao jogador um controle maior sobre a bola e suas ações cerebrais. É voltada para meias, como o espanhol Andrés Iniesta.

Max Blau, que morou no Brasil e está em contato frequente com diversos jogadores brasileiros, alerta, porém, que o uso de uma chuteira com tecnologia mais avançada não é garantia de sucesso para o atleta. A parte humana, sempre, será o principal. A Nike fala em ganhar 1% na preparação.

Presente em uma das ações da empresa pela qual é patrocinado, o ex-atacante Ronaldo Fenômeno relembrou como era a relação com as chuteiras em sua época de jogador e destacou o ganho que os atletas atuais têm ao fazer uso de tecnologias mais avançadas.

- Eu ajudei a desenvolver a primeira Mercurial e isso muito me orgulha. As chuteiras eram mais pesadas, hoje já são muito mais leves e facilita muito para o atacante. E cada vez mais se pode melhorar, fazendo com o que o jogo evolua ainda mais - disse Ronaldo.

* O repórter viaja a convite da Nike

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias