menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

O que diz a regra do impedimento

Saiba como o impedimento é descrito na regra oficial do futebol versão 2023/2024

Bandeirinha marcando impedimento (Foto: JUNG YEON-JE / AFP)
imagem cameraBandeirinha marcando impedimento (Foto: JUNG YEON-JE / AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 26/07/2023
18:27
Atualizado em 30/09/2024
12:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

A regra do impedimento é uma das mais importantes do futebol, pois evita que jogadores se aproveitem de condições muito vantajosas para marcarem gols. Caso ela não existisse, poderíamos imaginar um futebol com os jogadores muito espalhados em um campo tão grande, possivelmente abusando de passes longos. o Lance! te conta os detalhes da regra.

continua após a publicidade
Veja tudo o que você precisa saber sobre a regra do impedimento (Foto: Isabela Azine/AGIF)
Veja tudo o que você precisa saber sobre a regra do impedimento (Foto: Isabela Azine/AGIF)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Veja o que diz a regra do Impedimento para 2023/2024, de acordo com o livro de regras oficiais da CBF, traduzidas do inglês da International Football Association Board, o órgão independente que faz as regras do futebol acatadas pela Fifa.

A regra 11, referente ao impedimento, é dividida em quatro partes:

Primeiro ponto da regra: Posição de impedimento

Encontrar-se em posição de impedimento não é uma infração. Um jogador estará em posição de impedimento se:

• qualquer parte de sua cabeça, seu corpo ou seus pés estiver no campo do adversário (excluindo-se a linha de meio de campo) e

• qualquer parte de sua cabeça, seu corpo ou seus pés estiver mais próxima d alinha de fundo do campo do adversário do que a bola e o penúltimo adversário.

continua após a publicidade

Nem as mãos nem os braços de nenhum jogador, incluindo os goleiros, serão considerados. Com a finalidade de determinar com clareza o impedimento, o limite superior do braço se alinha com o ponto inferior da axila.

Um jogador não estará em posição de impedimento se estiver na mesma linha:

• do penúltimo adversário; ou

• dos dois últimos adversários.

Segunda parte: Infração por impedimento

Um jogador em posição de impedimento quando a bola for tocada (deverá ser considerado o primeiro ponto de contato ao tocar na bola) por um companheiro de equipe será punido somente se chegar a participar do jogo de forma ativa, ao:

continua após a publicidade

• interferir no jogo por tocar em uma bola passada ou tocada por um companheiro; ou

• interferir em um adversário ao:

• impedi-lo de jogar ou ter condições de jogar a bola por claramente obstruir o campo de visão do adversário; ou

• disputar a bola com o adversário; ou

• claramente tentar tocar em uma bola que se encontrar próxima de si quando essa ação afetar um adversário; ou

• executar uma ação que claramente afete a possibilidade de um adversário tocar na bola

ou

• obter vantagem por tocar na bola ou interferir em um adversário quando a bola:

• tiver desviado ou tocado nas traves, no travessão, em um membro da equipe de arbitragem ou em um adversário;

• tiver como origem uma defesa deliberada feita por qualquer adversário.

Não se considerará que um jogador em posição de impedimento obteve vantagem quando receber a bola de um adversário que tocou deliberadamente* nela, incluindo com um toque de mão deliberado, a menos de que se trate de uma defesa deliberada do adversário.

*Um “toque deliberado na bola” (à exceção do toque de mão deliberado na bola) ocorre quando um jogador tem o controle da bola e a possibilidade de:

• passar a bola para um companheiro de equipe;

• obter a posse da bola; ou

• afastar a bola (por exemplo, chutando-a ou cabeceando-a).

Se o passe, a tentativa de obter a posse da bola ou o movimento para afastá-la por parte do jogador que tem o controle da bola for impreciso ou malsucedido, isso não anula o fato de que esse jogador “tocou deliberadamente” na bola.

Os seguintes critérios devem ser utilizados, conforme apropriado, como indicadores de que um jogador tinha o controle da bola e, como resultado, pode ser considerado como tendo “tocado deliberadamente” nela:

• A bola percorreu certa distância e o jogador tinha uma visão clara dela;

• A bola não se movia com velocidade;

• A direção da bola era previsível;

• O jogador teve tempo para coordenar seu movimento corporal — isto é, não foi o caso de um salto ou uma extensão instintiva nem de um movimento que resultou em um contato ou controle limitado.

• Uma bola que se move no chão é tocada com mais facilidade do que uma bola que se move pelo ar.

Uma "defesa deliberada" ocorre quando um jogador para ou tenta parar uma bola que se dirige para o interior da meta ou para muito próximo dela com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os braços, a não ser que o goleiro esteja dentro da área penal.

Nesse sentido, note-se que:

• se um jogador que sai da posição de impedimento ou se encontra nela estiver na trajetória de um adversário e interferir no movimento deste em direção à bola, isto será considerado infração por impedimento se afetar a capacidade do adversário de tocar na bola ou disputá-la; se um jogador se colocar na trajetória de um adversário e impedir seu avanço — por exemplo, obstruindo sua passagem —, a infração deverá ser punida de acordo com a Regra 12;

• se um jogador que se encontra na posição de impedimento se deslocar em direção à bola com a intenção de tocar nela e for objeto de uma falta antes de tocar ou tentar tocar na bola ou disputá-la com um adversário, essa falta será punida por ter sido cometida antes da infração por impedimento;

• se for cometida uma infração contra um jogador em posição de impedimento que já estiver com a bola, estiver tentando tocar nela, ou a estiver disputando com um adversário, a infração por impedimento será punida por ser anterior à disputa brusca.

Terceira parte: Inexistência de infração

Não haverá infração por impedimento quando um jogador receber a bola diretamente de:

• um tiro de meta;

• um arremesso lateral;

• um escanteio.

Fabio Pereira - Bandeirinha (foto:Reprodução)
O Lance! te mostra o que diz a regra do impedimento (Foto: Reprodução)

Quarto ponto da regra do impedimento: Infrações e sanções

No caso de uma infração por impedimento, o árbitro concederá um tiro livre indireto no lugar da ocorrência, incluindo quando o jogador infrator se encontrar em sua própria metade do campo. Com o propósito de determinar o impedimento, se um defensor sair do campo de jogo sem a autorização do árbitro, se considerará que está situado na linha de fundo ou na linha lateral até que o jogo seja novamente paralisado ou até que a equipe defensora tenha tocado na bola e a mandado em direção à linha de meio de campo e a bola se encontrar fora da sua área penal.

Caso tenha saído deliberadamente do campo de jogo, o jogador deverá ser advertido com CA quando a bola voltar a ficar fora de jogo. Os jogadores da equipe atacante poderão sair do campo de jogo ou permanecer fora dele para não participarem de forma ativa do jogo.

Com o propósito de determinar o impedimento, se um defensor sair do campo de jogo sem a autorização do árbitro, se considerará que está situado na linha de fundo ou na linha lateral até que o jogo seja novamente paralisado ou até que a equipe defensora tenha tocado na bola e a mandado em direção à linha de meio de campo e a bola se encontrar fora da sua área penal. Caso tenha saído deliberadamente do campo de jogo, o jogador deverá ser advertido com CA quando a bola voltar a ficar fora de jogo.

Os jogadores da equipe atacante poderão sair do campo de jogo ou permanecer fora dele para não participarem de forma ativa do jogo. Com o propósito de determinar o impedimento, se um jogador voltar a entrar em campo pela linha de fundo e participar do jogo antes de este voltar a ser paralisado, ou antes que a equipe defensora tenha tocado na bola e a mandado em direção à linha de meio de campo e a bola se encontrar fora da sua área penal, esse jogador será considerado como se estivesse situado na linha de fundo. Deverá ser advertido com CA todo jogador que sair deliberadamente do campo de jogo, voltar a entrar sem a autorização do árbitro e não for punido por impedimento, mas obtiver uma
vantagem por isso.

Se um jogador da equipe atacante permanecer imóvel entre as traves e dentro da meta adversária no exato momento em que a bola entra nela, o gol será validado, a não ser que o jogador cometa uma infração por impedimento ou viole a Regra 12; neste caso, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto ou indireto.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias