menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pitaco do Guffo: o que esperar do Grêmio de Mano Menezes

Vinte anos depois, técnico volta ao time que o projetou nacionalmente

Mano-Menezes-treino-Gremio-aspect-ratio-512-320
imagem cameraO que esperar do Grêmio de Mano Menezes? (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 24/04/2025
21:42
Atualizado há 1 hora

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Mano Menezes estreou no Grêmio com empate por 2x2 contra Godoy Cruz.
Treinador traz esperança de competitividade no presente.
Rebaixamento em 2025 parece improvável, mas títulos são incertos.
Mano busca uma equipe com organização defensiva e posse de bola.
Mudanças levarão tempo para ser assimiladas pelo elenco.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Com o empate por 2 a 2 com o Godoy Cruz, Mano Menezes estreou com o Grêmio 20 anos depois de levar o time da Série B do Brasileiro ao vice-campeonato da Libertadores. A importância do treinador para o clube gaúcho vai além dos feitos do passado, e carrega a esperança de ser mais competitivo no presente. Afinal, o que esperar do Grêmio de Mano Menezes?

continua após a publicidade

A boa notícia para o torcedor gremista é que o Tricolor certamente não irá disputar vaga no Z4. Ou seja, o rebaixamento no Brasileiro não deve ser uma realidade em 2025. Mas também não deve ser uma equipe que se torne favorita na disputa de títulos possíveis, como a Sul-Americana e a Copa do Brasil. E isso passa mais pela qualidade do elenco do que propriamente pela qualidade do treinador.

Organização defensiva é o segredo

Eu não sou dos que entendem que Mano Menezes seja um “retranqueiro". Historicamente, os times de Mano sempre buscaram ganhar as partidas. Raramente eram times que “goleavam de 1 a 0", como os times de Carille ou Celso Roth, retranqueiros convictos. E na partida desta quinta na Sul-Americana já se percebeu isso.

continua após a publicidade

Com uma organização defensiva em duas linhas de 4, bem estruturadas e disciplinadas na maior parte do tempo, se entende que arrumando como o time se defende é que Mano quer começar seu trabalho. Se o time de Quinteros marcava em linha alta intensa, o de Mano baixará mais o bloco de marcação e a intensidade ficará para o seu campo defensivo.

Transição ofensiva com a bola no pé

Outra diferença do time de Mano para o de Quinteros é a construção: Mano gosta do time com a bola no pé. Seja quando precisa propor através da posse, seja quando sai em transição rápida de contra-ataque. Como foi no segundo gol contra o Godoy Cruz, um clássico gol de transição à la Mano Menezes.

continua após a publicidade

O que esperar do Grêmio de Mano Menezes? As mudanças que o novo técnico fará levarão um tempo para serem assimiladas pelos atletas, e provavelmente veremos esse Grêmio oscilando entre um time mais competitivo e um mais vulnerável. A escolha por Mano foi um acerto da direção, agora resta ver se o elenco também entende assim. Afinal, nos seus últimos trabalhos, a gestão de grupo terminou sendo um problema que, inclusive, custou o seu último emprego.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias