menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

De olho no Carioca, Vasco e Botafogo precisam se cuidar na Copa do Brasil

Clubes do Rio de Janeiro já sofreram nas mãos de algumas surpresas

ABC x Vasco - Brasileiro Série B (Foto: Junior Santos/LANCE!Press)
Vasco caiu em 2014 diante do ABC (Foto: Junior Santos/LANCE!Press)

Escrito por

Vasco e Botafogo estão com a cabeça na primeira partida da final do Campeonato Carioca, no próximo domingo, no Maracanã. Porém, entrarão em campo no meio de semana para fazerem confrontos de volta pela primeira fase da Copa do Brasil. O Vasco, nesta quarta-feira, recebe o Remo em São Januário. Na quinta-feira é a vez de o Botafogo encarar o Coruripe na Baixada Fluminense. Com vantagem por terem vencido na ida por 1 a 0, os dois rivais pouparão jogadores de olho na decisão. Porém, é preciso abrir no olho, pois ambos já sofreram com surpresas no mata-mata nacional.

Adversário do Vasco nesta quarta-feira, o Remo já eliminou o time da Colina em 1991. Naquela ocasião os vascaínos deixaram o torneio por conta do gol qualificado, já que o jogo do Pará terminou empatado sem gols, enquanto que no Rio de Janeiro o placar final apontou 1 a 1. Exatamente dez anos depois, os paraenses aprontaram para cima do Botafogo, então dirigido por Sebastião Lazaroni. Foram dois triunfos do Remo por 2 a 1 e o Glorioso entrou em crise.

Alagoano assim como o Coruripe, o CSA despachou o Vasco nas oitavas de final da edição de 1992. Após empate por 3 a 3 em Maceió, os dois times se reencontraram em uma noite de sexta-feira em São Januário. O volante Dago, que tinha feito carreira sem brilho no Fluminense, acertou um chute de fora da área aos 37 minutos do segundo tempo e decretou a eliminação vascaína: 1 a 0.

Os anos de 2004 e 2005 também foram péssimos para Botafogo e Vasco na Copa do Brasil. O time da Colina caiu na segunda fase de 2004 para o modesto 15 de Novembro, de Campo Bom, então dirigido por um treinador desconhecido e que chegaria à Seleção Brasileira: Mano Menezes. Após empate por 1 a 1 no Sul o Vasco foi atropelado em casa: 3 a 0 com um show do veterano Dauri, campeão brasileiro em 1995 pelo Botafogo. Naquele mesmo ano o Botafogo de Levir Culpi foi eliminado pelo Gama na segunda fase ao perder por 3 a 2 no Maracanã. Em Brasília os times empataram por 4 a 4 na ida.

Em 2005 o Botafogo foi eliminado pelo Paulista na segunda fase, por conta do gol qualificado. Os dois times empataram por 1 a 1 no interior de São Paulo e por 2 a 2 no Rio de Janeiro. O vexame só não foi tão grande porque meses depois o Paulista conquistaria o caneco de maneira surpreendente, batendo o Fluminense na grande decisão. Vexame mesmo quem deu foi o Vasco, que nas oitavas levou 3 a 0 do Baraúnas dentro de São Januário. O veterano atacante Cícero Ramalho, então com 40 anos, era o destaque da equipe de Mossoró (RN). O jogo derrubou o técnico Joel Santana, que pediu demissão após ser hostilizado pela torcida vascaína.

Romario
Romario esteve nas eliminações de 2005 e 2007 (Lancepress!)

Romário, que após o jogo contra o Baraúnas deixou o gramado admitindo que seu Vasco não jogo "P... nenhuma", dois anos depois, em 2007, seria o símbolo de outra eliminação vascaína em casa, dessa vez para o Gama. Após os dois times empatarem por 2 a 2 em Brasília, se encontraram em um Maracanã lotado e que vivia o clima da possibilidade de ver o milésimo gol do Baixinho. Mas o que se viu mesmo foi um time brasiliense mais arrumado ganhar por 2 a 1.

A última eliminação surpreendente do Vasco aconteceu em 2014, nas oitavas de final, quando o time que naquele ano estava disputando a Série B, foi despachado nas oitavas de final pelo ABC. O time da Colina, após empate por 1 a 1 no Rio de Janeiro, foi eliminado no Nordeste pelo representante potiguar com uma derrota por 2 a 1.

Já a última eliminação que surpreendeu os botafoguenses aconteceu em 2010, quando o time carioca, na segunda fase, conseguiu ganhar do Santa Cruz por 1 a 0 em Pernambucano, mas acabou entregando o ouro diante de sua torcida, no Rio de Janeiro: 3 a 2.

Se a história pregou peças em Vasco e Botafogo, os dois, pelo menos, podem comemorar o fato de que nunca foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil. Abaixo as eliminações que surpreenderam vascaínos e botafoguenses:

ELIMINAÇÕES DO VASCO

1991 Remo 0 x 0 Vasco (Oitavas)
          Vasco 1 x 1 Remo

1992 - CSA 3 x 3 Vasco (Oitavas)
            Vasco 0 x 1 CSA

2004 - 15 de Novembro 1 x 1 Vasco (Segunda fase)
             Vasco 0 x 3 15 de Novembro

2005 - Baraúnas 2-2 Vasco (Oitavas)
             Vasco 0 x 3 Baraúnas

2007 - Gama 2 x 2 Vasco (Segunda fase)
            Vasco 1 x 2 Gama

2014 - Vasco 1 x 1 ABC (Oitavas)
             ABC 2 x 1 Vasco

ELIMINAÇÕES DO BOTAFOGO

2001 - Remo 2 x 1 Botafogo (Segunda fase)
            Botafogo 2 x 1 Remo

2004 - Gama 4 x 4 Botafogo (Segunda fase)
             Botafogo 2 x 3 Gama

2005 - Paulista 1 x 1 Botafogo (Segunda fase)
            Botafogo 2 x 2 Paulista

2006 - Ipatinga 3 x 0 Botafogo (Segunda fase)
            Botafogo 1 x 3 Ipatinga

2009 - Americano 2 x 1 Botafogo (Segunda fase)
            Botafogo 2 (4) x 1 (5) Americana

2010 - Santa Cruz 0 x 1 Botafogo (Segunda fase)
             Botafogo 2 x 3 Santa Cruz

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter