menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Palmeiras x Flamengo: relembre o que mudou desde o encontro no primeiro turno

Equipes se enfrentaram no Maracanã e empataram em 0 a 0 na primeira metade do Brasileirão. Enquanto o Rubro-Negro teve mudanças, Verdão permanece o mesmo

Palmeiras x Flamengo
Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar pelo Brasileirão-2022 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Escrito por


Palmeiras e Flamengo
se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque, quatro meses depois do encontro deles no primeiro turno do Brasileirão-2022. Naquela ocasião, em abril, as equipes empataram em 0 a 0, no Maracanã. Agora, pela 23ª rodada do campeonato, naquela que será praticamente uma final antecipada, será uma partida com muitas mudanças de um lado e poucas do outro.

GALERIA
> Quem é melhor: Palmeiras ou Flamengo? Veja votação do LANCE!

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Verdão manteve o time titular e teve mexidas apenas no elenco

Como um dos times mais bem treinados e constantes do futebol brasileiro, o Alviverde chega para essa decisão diante do Flamengo com muito poucas mudanças em relação ao embate do primeiro turno. Comandado por Abel Ferreira há quase dois anos e com um 11 inicial que joga junto há muito tempo, as alterações são apenas ajustes, seja no esquema tático, seja na configuração do elenco.

No jogo pela quarta rodada, o Palmeiras entrou em campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Rony. Trata-se da mesma formação que deve ir para o gramado no Allianz Parque neste domingo. Algumas alterações que podem acontecer é a ida de Dudu para o lado esquerdo e Scarpa fazer uma troca de posição com Veiga.

É dessa forma que muitas vezes Abel tem ajustado o time para determinados jogos, embora acredite-se que Scarpa deve mesmo funcionar como um ala pela esquerda como fez na final da Libertadores-2021. Já as outras posições não devem apresentar mudanças, ainda que os planos do português sejam imprevisíveis.

As alterações mais significativas desde a partida do primeiro turno foram no elenco. De lá para cá o Verdão se reforçou com Miguel Merentiel, José Manuel López e Bruno Tabata, além de ter negociado Gabriel Veron com o Porto e perdido Jailson por conta de lesão no joelho. Sem contar a questão das competições, que agora o clube tem apenas duas para disputar: líder do Brasileiro e semi da Liberta.

Rubro-Negro mudou técnico, de resultados e de ambiente

Desde o empate sem gols com o Palmeiras no primeiro turno, o Flamengo sofreu uma série de mudanças. A principal delas, sem dúvida, foi no comando da equipe: Paulo Sousa foi demitido após sequência de resultados ruins e Dorival assumiu em meados de junho.

Com o novo treinador, o Rubro-Negro recuperou o bom futebol e tem 76% de aproveitamento, com 15 vitórias, um empate e quatro derrotas. A equipe se classificou às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, além de saltar do 14º ao 2º lugar do Brasileirão.

Se o ambiente interno era turbulento na época de Paulo Sousa, a situação atual é completamente diferente. O elenco rubro-negro comprou as ideias de Dorival e vive clima de união entre titulares e reservas. Jogadores que pouco jogavam com o treinador português cresceram de produção e se tornaram peças importantes. É o caso de Santos, Rodinei e Léo Pereira, por exemplo.

Em termos de estilo de jogo, também são muitas as diferenças entre o Flamengo de Dorival e o de Paulo Sousa. O novo treinador deixou de lado a linha de três zagueiros utilizada pelo português e implementou o 4-4-2, com um losango no meio-campo. A principal mudança, no entanto, foi a entrada de Pedro, que nem chegou a entrar em campo contra o Palmeiras no Maracanã e hoje é um dos destaques da equipe.

O Flamengo atual também conta novidades no elenco. Do time que iniciou o duelo no primeiro turno, Willian Arão e Isla já deixaram o clube - assim como Andreas Pereira e Gustavo Henrique, que não foram utilizados por Paulo Sousa. Ativo na janela de transferências, o clube contratou Everton Cebolinha, Vidal, Pulgar e Varela. Os dois últimos ainda não estrearam e devem ser relacionados pela primeira vez justamente contra o Palmeiras.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter