A primeira fase do Campeonato Paranaense terminou no começo de março e as três principais torcidas do estado, Athletico, Coritiba e Paraná, viveram sensações bem diferentes nos primeiros meses do ano.
Apesar de o trio estar garantido no mata-mata da competição, Coritiba e Athletico tiveram uma classificação mais tranquila. A prova disso é que ambos chegaram à rodada final brigando pela liderança.
Por outro lado, o Paraná sofreu dentro e fora de campo, principalmente pela vida política agitada e conseguiu a sua classificação nas rodadas finais.
Mandantes
No desempenho individual, o time que melhor desempenho teve dentro de casa foi o Athletico. Apesar de usar o elenco aspirante, sem ninguém do time principal, o Furacão soube usar a Arena da Baixada a seu favor e venceu cinco dos seis jogos que disputou.
O Coritiba vem logo atrás com quatro vitórias dentro do Couto Pereira. Já o Tricolor, não conseguiu fazer valer a força da Vila Capanema e ganhou apenas dois duelos.
Visitantes
A força do time comandado por Eduardo Barroca veio fora de casa. Mesmo sem o apoio do Couto Pereira, o Verdão soube se impor e conseguiu três triunfos, que foram fundamentais para alcançar a liderança.
Já o Athletico, imbatível dentro de casa, não soube jogar bem como visitante. No total, o time de Eduardo Barros ficou com apenas duas vitórias e três derrotas. O Tricolor é o que teve o desempenho mais fraco, com apenas um triunfo, em cinco jogos disputados.
Desempenho final
Coritiba: 4v 2e 0d
Athletico: 5v 1e 0d
Paraná: 2v 2e 2d
Desempenho Visitante
Coritiba: 3v 1e 1d
Athletico: 2v 0e 3d
Paraná: 1v 2e 2d