Perri fecha o gol, Botafogo bate o Fluminense no primeiro clássico do ano e entra no G4 do Carioca
Goleiro defende cobrança de pênalti de Calegari no clássico decidido com gol de Victor Sá
Em meio a dois tempos distintos, o Botafogo venceu o primeiro clássico da temporada e bateu o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. O gol do triunfo alvinegro foi marcado por Victor Sá, minutos depois de Lucas Perri ter defendido uma cobrança de pênalti de Calegari. Com o resultado, o Glorioso soma nove pontos e agora ocupa a terceira colocação, enquanto o Tricolor tem dez, na segunda posição.
+ Veja novidades sobre o mercado da bola
Na próxima rodada, o Glorioso volta a campo na quarta-feira, às 19h, para medir forças com o Nova Iguaçu, no estádio Luso-Brasileiro. No dia seguinte, o Tricolor encara o Volta Redonda, às 21h10, no Raulino de Oliveira. aamas as partidas são válidas pela sexta rodada do Campeonato Estadual.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca
CHUVA E JOGO BEM TRUNCADO
O início do 'Clássico Vovô' foi marcado pelo Fluminense, que tentou se organizar e sair jogando de pé em pé no estilo proposto por Fernando Diniz. O Botafogo, por sua vez, apostou em uma defesa bem armada para fazer transições ofensivas em velocidade para encontrar Tiquinho Soares na frente.
A primeira boa chegada do Glorioso aconteceu após Marçal cobrar uma falta na área e encontrar Gabriel Pires. O meio-campista se antecipou à defesa tricolor e, de cabeça, assustou a meta defendida por Fábio. Logo na sequência, depois de uma boa troca de passes, Samuel Xavier tocou para Ganso no meio da área, mas a defesa alvinegra cortou. A bola sobrou limpa para Martinelli soltar a bomba, mas a zaga desviou para escanteio.
TENTATIVA PELO ALTO
Debaixo de chuva, o clássico seguia sem muitas emoções ou jogadas de perigo de ambos os lados. Na reta final do primeiro tempo, as chegadas foram mais pelo alto, com Arias dando velocidade ao Fluminense. O colombiano cobrou escanteio na área, e nino apareceu bem para cabecear em cima de Lucas Perri. O Botafogo respondeu também de cabeça, quando Marçal voltou a aparecer bem no cruzamento e encontrou Tiquinho Soares na área para uma defesa tranquila de Fábio.
PAREDÃO ALVINEGRO
Na primeira jogada do Fluminense na etapa final, Ganso recebeu boa bola de Arias e achou Keno na área. O atacante foi derrubado por Rafael, e o árbitro assinalou penalidade máxima. Calegari foi para a cobrança, mas Lucas Perri fez uma grande defesa e impediu que o Tricolor abrisse o placar no Maracanã.
CAMISA 7
Em rápida jogada de contra-ataque do Alvinegro, Rafael disparou pelo meio, levantou a cabeça, e abriu para Lucas Piazon na direita. O camisa 11 fez o cruzamento para Tiquinho Soares, que acertou a finalização de primeira e levou muito perigo à meta tricolor. O Botafogo cresceu na partida, e Victor Sá foi lançado com muita liberdade pela esquerda. O atacante avançou e tirou Fábio da jogada para abrir o placar. Após revisão do VAR, o árbitro confirmou o gol alvinegro.
QUASE O SEGUNDO
O Tricolor foi em busca do empate e assustou. Cano desviou a bola na área, e o goleiro Lucas Perri se esticou para evitar o gol. Na sequência, Samuel Xavier cruzou pela direita e Martinelli cabeceou forte por cima do gol do arqueiro alvinegro. Apesar das chances da equipe de Diniz, foram os comandados de Luís Castro que quase ampliaram. Depois do erro na saída de bola, Victor Sá cruzou, mas Lucas Piazon pegou mal para a defesa de Fábio.
FECHOU O GOL
Com o Fluminense mais à frente, coube a Lucas Perri se destacar e praticamente fechar o gol e garantir o triunfo alvinegro. Ganso cobrou uma falta muito perigosa, com categoria. Mas o arqueiro fez uma grande defesa e afastou o perigo. Em jogada de velocidade, Arias achou Arthur na área. O jovem chutou de primeira para mais uma boa defesa do goleiro do Glorioso.
TUMULTO NO FIM
Após cruzamento de Martinelli na área, Lucas Perri saiu para afastar o perigo, mas não alcançou. Na jogada, os jogadores do Fluminense pediram pênalti, e o árbitro expulsou Fernando Diniz e David Braz. Na sequência, Carlos Alberto disparou no contra-ataque, entrou na área e finalizou com perigo. Fábio fez uma grande defesa. Os jogadores do Tricolor foram para cima do árbitro e reclamaram muito no fim do 'Clássico Vovô'.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 0x1 Botafogo
Data e hora: 29 de janeiro de 2023, às 18h
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis
Público pagante: 25.965
Público presente: 28.068
Renda: R$ 1.099.017,50
Cartões Amarelos: Ganso, André, Fernando Diniz (FLU) / Marçal, Piazon, Tchê Tchê, Rafael, Gabriel Pires (BOT)
Cartões Vermelhos: Fernando Diniz e David Braz (FLU)
Gols: Victor Sá (15'/2T) (0-1)
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier (Arthur 39'/2T), Nino, Manoel (Lima 28'/T) e Calegari (Guga 28'/2T); André, Martinelli, Yago Felipe (Keno - intervalo) e Ganso (Giovanni Manson 39/2T); Arias e Cano.
BOTAFOGO (Técnico: Luis Castro)
Lucas Perri; Rafael (Daniel Borges 41'/2T), Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa 31'/2T), Patrick de Paula (Marlon Freitas 20'/2T) e Gabriel Pires; Victor Sá (Carlos Alberto 31'/2T), Lucas Piazon e Tiquinho Soares(Matheus Nascimento 31'/2T)