menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Por críticas à arbitragem, CBF propõe ‘foro permanente’ com clubes

Encontro contará com a presença do presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraWilson Seneme conversa com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. (Foto: Reprodução/CBF)
Avatar
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro
d2f11a69-e1d0-41ea-938b-bccfa7559490_3x4-Thayan-aspect-ratio-1024-1024
Thayuan Leiras
Rio de Janeiro
Dia 21/08/2024
18:43

  • Matéria
  • Mais Notícias

A CBF decidiu reunir representantes de clubes das Séries A e B para debater as constantes críticas à arbitragem brasileira. Um encontro será realizado nesta sexta-feira, 23, na sede da entidade com a presença do presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, e da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme. No encontro, a CBF irá propor a criação de um “foro permanente para debates e esclarecimentos” acerca da arbitragem brasileira. 

continua após a publicidade

➡️Erros de arbitragem chamam atenção no cenário nacional; alguns profissionais são afastados
➡️PC Oliveira aponta erro na anulação de gol do Palmeiras em partida contra o São Paulo

A intenção da entidade é tentar diminuir a artilharia de críticas que vem sofrendo de dirigentes dos principais clubes do país. Mas é certo que Seneme será cobrado pelos cartolas, que alegam, entre outras coisas, uma suposta falta de critério dos árbitros.

continua após a publicidade

Há também quem reclame do excesso de cartões aplicados aos treinadores. Há poucos dias, o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, declarou haver “uma sistematização de cartões” contra o técnico do clube, Luis Zubeldía, que já foi advertido 15 vezes este ano.

Reunião é alvo de críticas

Mas a própria reunião desta sexta-feira já é alvo de críticas dos cartolas. O Lance! apurou que alguns deles estão insatisfeitos com o fato de o encontro ter sido agendado em cima da hora e na véspera de mais uma rodada da Série A, o que atrapalha a presença de alguns dirigentes.

continua após a publicidade
Seneme e Bassols
Gerente do VAR, Péricles Bassols, e Wilson Seneme (Foto: Reprodução / CBF)

Wilson Seneme comanda a Comissão de Arbitragem da CBF desde abril de 2022. À época, ele foi trazido de função semelhante que exercia junto à Conmebol com a missão de melhorar a imagem da arbitragem brasileira, que passava por muitas críticas.

Desde então, o dirigente implantou uma série de mudanças. Uma delas é a realização de pré-temporadas com os árbitros e assistentes às vésperas do Brasileirão, além de eventuais treinamentos conjuntos ao longo do ano. A intenção, manifestada pelo próprio Seneme em mais de uma oportunidade, era de “aproximar critérios” e buscar certa padronização nas decisões dos árbitros.

Apesar disso, as críticas se mantiveram e se intensificaram nos últimos meses. Na segunda-feira, o presidente do Vitória, Fábio Mota, chamou de “escândalo vergonhoso” a atuação de Marcelo de Lima Henrique no empate do time com o Cruzeiro.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias