Prefeitura de São Paulo e FPF discutem realização da primeira Copinha feminina já em 2023
Conversas estão avançadas e dependem de estudos de calendário, logística e reuniões com o prefeito da capital paulista
- Matéria
- Mais Notícias
A Secretaria de Esportes de São Paulo de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol planejam realizar a primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda em 2023. O projeto nasceu na pasta ligada à prefeitura paulistana e foi levado pelo secretário de esportes e lazer Cacá Vianna à FPF, que acenou positivamente quanto à possibilidade de promover o campeonato.
- A gente começou esse trabalho no ano passado. O futebol feminino tem crescido muito, e quando eu cheguei na Secretaria a gente apresentou essa proposta de criar um campeonato. Já tivemos as peneiras no sub-15 e sub-17, que foram feitas no Centro Esportivo Manchester, que é da prefeitura, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, e desde o ano passado, quando eu apresentei essa proposta para a equipe que compõe Federação de começar com um campeonato pequeno, mas dando a possibilidade de São Paulo sair na frente e ter a possibilidade de fazer a primeira Copa São Paulo de Júnior Feminina - disse o secretário com exclusividade ao LANCE! durante o Sports Summit, feira de esportes que acontece no pavilhão de eventos do estádio do Pacaembú, em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de abril.
Relacionadas
+ Brasil campeão do Sul-Americano sub-17: confira quem é quem entre os nomes da Seleção Brasileira
A iniciativa também é uma forma da capital paulista demonstrar apoio à CBF na candidatura para ser sede da Copa do Mundo feminino em 2027. Haverá a concorrência europeia, na tríplice candidatura que envolve Alemanha, Bélgica e Holanda, da América do Norte, com Estados Unidos e México em parceria, e também da África do Sul, representando o continente africano. Neste ano, o Mundial acontece na Austrália e Nova Zelândia, entre os meses de julho e agosto.
- Lógico que não terão 132 equipes, como acontece no masculino, mas a gente vai dar o pontapé inicial até vislumbrar São Paulo disputar a Copa do Mundo de Futebol Femininio em 2027, que é uma grande importância também para o Brasil, não só para São Paulo. A gente vai entrar na briga , junto com a CBF, para que São Paulo mais uma vez puxe a discussão do fortalecimento do futebol feminino no Brasil - salientou Cacá.
De acordo com o secretário municipal de esportes de São Paulo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior na categoria feminina tem a sinalização de adesão de algumas equipes profissionais, como Corinthians, Ferroviária, Grêmio, Internacional e São Paulo. No entanto, a confirmação dependerá de um calendário que possibilite a participação dessas equipes.
- Tem que aguardar o calendário do Campeonato Brasileiro. A gente precisa ver os locais, porque esses jogos terão torcidas. Não dá para jogar em um campo sem arquibancada, estrutura. É isso que precisamos organizar. E a Federação (Paulista de Futebol) tem uma logística importante nesse sentido - destacou o secretário.
O próximo passo para que o projeto avance será o alinhamento com o Poder Executivo de São Paulo. Reuniões entre os representantes da secretaria municipal de esporte e da Federação Paulista de Futebol com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, já estão agendadas, enquanto as entidades realizam estudos para adequar o evento com os espaços de calendários que os clubes e locais de partidas possuem.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada desde 1969 - com ausências somente em 1987 e 2021. A competição chegou a 53 edições em 2023.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias