Principal diferença entre campanhas do Botafogo e Palmeiras pode valer o título
Duelos diretos foram 'fator chave' para disputa da liderança
- Matéria
- Mais Notícias
A decisão do Campeonato Brasileiro vai ficar para a última rodada. Depois da vitória do Botafogo sobre o Inter, e a virada do Palmeiras sobre o Cruzeiro, nos minutos finais, as equipes chegam vivas para definir o título no próximo domingo (8). O Glorioso é o líder com 76 pontos, enquanto o clube paulista segue na cola com 73. A vantagem mínima do Alvinegro sobre a equipe de Abel Ferreira pode ser explicada por um fator: aproveitamento contra os times do G4.
Relacionadas
➡️ Simule os resultados da última rodada do Brasileirão no Simulador do Lance!
▶️ Veja os cenários para o rebaixamento de cada clube no Brasileirão
A principal diferença entre as duas campanhas é justamente o desempenho dos times contra as equipes na parte da tabela, incluindo os confrontos diretos. Hoje, o G4 é formado por: Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Internacional. Em todo o campeonato, o Glorioso não perdeu nenhuma partida para essas equipes.
Em contraponto, o Palmeiras não venceu nenhum dos seis duelos contra os clubes do topo da tabela. São três empates e três derrotas, entre eles, a que custou a liderança do campeonato: o embate direto contra o Botafogo, no Allianz Parque.
Enquanto o clube carioca tem 100% de aproveitamento, o Alviverde amarga apenas 16,7%. Foram duas derrotas para o Botafogo, dois empates contra o Flamengo e uma derrota e um empate contra o Inter. Na última rodada, o G4 ainda pode mudar, já que o Fortaleza está empatado em pontos com o Colorado. Se o Leão de Pici assumir a quarta posição, o Glorioso deixaria de ter 100%, já que empatou no primeiro turno, mas o aproveitamento do Palmeiras não mudaria.
Desempenho contra times do G4
Botafogo 🆚 Palmeiras
Jogos: 6 - 6
Vitórias: 6 - 0
Derrotas: 0 - 3
Aproveitamento: 100% - 16.7%
Gols: 12 - 3
Gols sofridos: 2 - 7
Grandes chances: 15 - 10
Caso a equipe de Artur Jorge confirme o título contra o São Paulo, e o Verdão vença o Fluminense no domingo (8), o Alviverde alcançaria a maior pontuação de um vice na história (76 pontos). Ao todo, são nove cenários possíveis e, em oito deles, o Alvinegro confirma o título. Um empate simples pode consagrar o Botafogo, independentemente do resultado da partida do Palmeiras.
O Botafogo encara o São Paulo no próximo domingo (8), no Nilton Santos, em jogo que decidirá o campeão brasileiro de 2024. Para o Glorioso, um empate é suficiente para levantar a taça. Já o Palmeiras, encara o Fluminense, que luta contra o rebaixamento, no Allianz Parque. A bola, para ambas as partidas, rola a partir das 16h (de Brasília).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias