Quais times grandes do Brasil nunca ganharam a Libertadores?
Edição de 2023 pode ter time brasileiro que vai conquistar o título inédito
A Libertadores está na fase das quartas de final, e três times brasileiros ainda estão na competição: Palmeiras, Fluminense e Internacional. Desses, apenas o Fluminense nunca foi campeão. Entre os clubes grandes do país, apenas Athletico-PR, Botafogo e o Flu não têm a taça mais importante da América.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Dos três, apenas o Alvinegro nunca chegou em uma decisão. O Athletico chegou a duas finais da Libertadores, contra o São Paulo, em 2005, e contra o Flamengo, em 2022. Já o Fluminense só jogou uma final, em 2008, contra a LDU, do Equador.
Apesar da ausência de títulos da maior competição continental, Botafogo e Athletico-PR conquistaram taças internacionais importantes. O Furacão é bicampeão da Copa Sul-Americana, as duas nos últimos anos. A primeira, em 2018, foi sobre o Junior Barranquilla, e a segunda, em 2021, em cima do Red Bull Bragantino. Já o Glorioso conquistou a Copa Conmebol de 1993, nos pênaltis (3 a 1), contra o Peñarol, do Uruguai.
Na edição da Libertadores de 2023, apenas o Fluminense tem a possibilidade de sair da fila, mas o Tricolor terá pela frente o Olimpia, tricampeão da Libertadores nas quartas de final. O Athletico foi eliminado da competição, ainda nas oitavas, pelo Bolívar. Já o Botafogo está nas quartas de final da Sul-Americana, em que enfrenta o Defensa y Justicia, da Argentina. Caso seja campeão do torneio, o Glorioso garante vaga direta para a fase de grupos da Liberta de 2024. Mas o alvinegro deve conseguir a classificação para a competição pelo Campeonato Brasileiro, em que o time é líder isolado.
+ Veja a tabela completa do Brasileirão 2023
Dez clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores. São eles: Flamengo (3), Palmeiras (3), Grêmio (3), São Paulo (3), Santos (3), Internacional (2), Cruzeiro (2), Corinthians (1), Atlético-MG (1) e Vasco (1).