Qual é a pontuação necessária para ser campeão? Qual foi o campeão brasileiro com menos pontos?
Saiba como garantir o título do Brasileirão

- Matéria
- Mais Notícias
O Brasileirão já acontece no formato de pontos corridos desde 2003. Com isso, os padrões de pontuações necessárias para ser campeão, ser rebaixado e se classificar para Libertadores, por exemplo, vão se formando. Por isso, o Lance! preparou essa nota para você saber a pontuação necessária historicamente para levantar a taça do campeonato.
Relacionadas
Apesar de ter começado em 2003, o formato de pontos corridos com 20 clubes está vigente desde 2006. Foram 18 temporadas até aqui.
No primeiro ano com 20 clubes, 2006, o campeão foi o São Paulo, que depois engatou o tricampeonato em 2007 e 2008. O Tricolor Paulista foi o primeiro colocado com 78, 77 e 75 pontos nesses três títulos seguidos.
Analisando o Campeonato Brasileiro desde o inicio dos pontos corridos, para se ter 99% de chances de ser campeão, é necessário pelo menos 74 pontos, o que faz uma média de uma vitória e um empate a cada dois jogos. Historicamente, para levantar a taça de campeão da Série A a pontuação média fica em 77,8 pontos.
O campeão com menos pontos desde 2006 foi o Flamengo, em 2009, com 67 pontos. Apenas dois a mais que o vice-campeão Internacional. Foi uma das edições mais disputadas da história do Brasileirão, com o título sendo decidido apenas na última rodada.

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias