Na reabertura do Maraca, Vasco sai na frente do Bota na final do Carioca
Jorge Henrique fez o gol que deu a vitória ao time de Jorginho, que agora pode empatar no próximo domingo para gritar "é campeão" de forma invicta no Estadual pela sexta vez
Fechado neste ano por conta de ajustes para a Olimpíada, o Maracanã, templo do futebol mundial, reabriu na tarde deste domingo para a decisão do Campeonato Carioca. Em uma atmosfera de arrepiar, Botafogo e Vasco fizeram os primeiros 90 minutos no duelo pelo caneco. O Cruz-Maltino venceu por 1 a 0, ampliou sua invencibilidade para 24 jogos e ganhou a vantagem do empate para os últimos 90 minutos da final do próximo domingo, também no Maraca.
Enganou-se, porém, quem achou que o Vasco teria facilidade por conta da histórica invencibilidade de seis meses que está vivendo. O Botafogo, armado pelo técnico Ricardo Gomes, esteve melhor boa parte do jogo. No primeiro tempo, os atletas de Jorginho tiveram dificuldades para superar a marcação, mesmo explorando as laterais com Madson e Julio Cesar. Até o intervalo, foi da equipe de General Severiano a melhor chance, aos 36, em chute com efeito de Bruno Silva.
Na volta para o segundo tempo, o Vasco recuperou o bom futebol visto ao longo da temporada. Logo aos sete minutos, Riascos conseguiu avançar bem pela direita, achou Julio dos Santos que cruzou para Nenê finalizar com perigo. A bola tirou tinta da trave esquerda de Jefferson. No minuto seguinte, o Botafogo respondeu em chute cruzado de Ribamar.
A movimentação tinha melhorado bastante. Nas arquibancadas, ao mesmo tempo, os torcedores faziam a sua parte. E aos 15 minutos da etapa final a torcida do Vasco foi quem explodiu de felicidade. Após cruzamento de Nenê, Jefferson acabou saindo mal da meta do Botafogo e abriu espaço para Jorge Henrique estufar as redes, de cabeça.
Atrás do placar, o Botafogo foi para cima. Sassá entrou no lugar de Leandrinho aos 19 para dar novo gás ao time, mas destoou do clima de paz e foi merecidamente expulso aos 24, após entrada em Jorge Henrique.
Mesmo com o Vasco jogando com um atleta a mais, Martin Silva precisou salvar o Cruz-Maltino em chute de Ribamar aos 38 e selou o triunfo. O templo do futebol espera agora a última parte da final do Carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 VASCO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 1/5/2016, às 16h
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Renda/Público: 37.207 pagantes/43.822 presentes/R$ 1.840.370,00
Cartões amarelos: Gegê, Fernandes e Neilton (BOT); Marcelo Mattos, Luan, Rodrigo, Riascos e Julio Cesar (VAS)
Cartão vermelho: Sassá (24'/2ºT)
Gol: Jorge Henrique (0-1, 15'/2ºT)
BOTAFOGO: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Leandrinho (Sassá, 19'/2ºT), Bruno Silva, Gegê (Fernandes, 28'/2ºT) e Salgueiro (Neliton, 35'/2ºT); Ribamar - Técnico: Ricardo Gomes.
VASCO: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Diguinho, 38'/2ºT), Julio dos Santos (Yago Pikachu, 20'/2ºT), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Eder Luis, 33'/2ºT) e Riascos - Técnico: Jorginho.