Renato Gaúcho revive polêmica e aponta verdadeiro campeão de 1987
Ex-treinador comentou sobre briga entre Flamengo e Sport pelo título

- Matéria
- Mais Notícias
O debate envolvendo o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou um novo capítulo durante o "CharlaPodcast". Convidado da vez, Renato Gaúcho reviveu a polêmica do campeão de 1987 e afirmou que o dono do troféu é o Flamengo, e não o Sport.
Relacionadas
➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Embora o time pernambucano tenha tido o título reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-técnico de Grêmio e Flamengo, que fazia parte do elenco rubro-negro daquela época, reafirmou que o Sport disputava a Segunda Divisão e, por isso, não pode ser considerado campeão nacional.
- Todo mundo fala: “ah, o Sport…”. Não existe isso, nada contra. Mas o time da segunda divisão não podia bater de frente com o da primeira divisão. Até porque já estava estipulado entre os presidentes dos clubes, o Clubes dos 13. Campeão é campeão - começou.
- O campeão não se ganha fora do campo gritando, se ganha nas quatro linhas. O Flamengo foi campeão, jogamos contra os melhores. O Sport disputou a segunda divisão, não existia este confronto entre primeira e segunda divisões. Fizemos a final contra o Internacional - concluiu Renato Gaúcho sobre o campeão de 1987.
➡️Renato Gaúcho diz que Michael foi chamado de burro por treinador do Flamengo
Veja o vídeo
Sobre a polêmica do Campeonato Brasileiro de 1987
Devido à grave crise financeira, a CBF anunciou que o Campeonato Brasileiro de 1987 não seria realizado. Desta forma, os 13 principais times do país organizaram a própria liga, que foi chamada de 'Clube dos 13'.
A nova liga ganhou visibilidade e conseguiu grandes patrocínios, como Globo, Varig, Coca-Cola etc. A CBF, no entanto, não gostou da proporção tomada e recuou, dizendo que iria organizar a competição. Então, a entidade sugeriu o cruzamento entre o módulo do Flamengo e o módulo do Sport para definir o campeão daquele ano.
O Clube 13 deixou claro que não faria o cruzamento. Assim, Flamengo e Internacional fizeram a final do Campeonato Brasileiro assistida por todo o Brasil, que terminou com a vitória rubro-negra por 1 a 0. Como resultado, a CBF declarou o Sport como verdadeiro campeão de 1987 após a recusa.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias