Representante do Zenit viaja ao Brasil e conversará com Corinthians e Palmeiras
Timão quer contratar em definitivo o atacante Yuri Alberto, que está emprestado. Já o Verdão busca a compra do meia Claudinho
Um representante de alto escalão do Zenit está no Brasil, onde passará o fim deste ano e pretende conversar com as diretorias de Corinthians e Palmeiras no período. Com o Timão, a situação é referente a possibilidade compra em definitivo do atacante Yuri Alberto. Já com os palmeirenses, se trata do interesse na compra do meia Claudinho.
De acordo com fontes consultadas pela reportagem, Aleksej Miller é quem está no território brasileiro. Ele é dono da Gazprom, empresa de energia que é proprietária do Zenit. Porém, Miller não é quem costuma cuidar dos negócios referentes ao futebol. Essa função é exercida geralmente pelo CEO do clube, Alexander Medvedev. Há chances de ambos estarem no Brasil.
+ Saiba os clubes da Série A que mais anunciaram reforços até aqui para 2023
A ideia é que nos próximos dias o responsável por representar o Zenit visite os centros de treinamento de Corinthians e Palmeiras para conhecer a estrutura dos clubes e amarrar as situações que já vinham sendo conversadas à distância.
No caso do Timão, as tratativas para aquisição de Yuri Alberto estavam sendo feitas pelo empresário André Cury, que representava o clube paulista com a autorização da diretoria. A equipe alvinegra deseja comprar em definitivo o atacante que está emprestado até junho de 2023. Por outro lado, o Zenit quer pelo menos reaver o investimento feito ao contratar o atleta por 25 milhões de euros (R$ 138 mi, na cotação atual) no início desta temporada.
+ Confira a tabela do Paulistão e simule os jogos da competição estadual
O goleiro Ivan e o atacante Gustavo Mantuan estão emprestados pelo Corinthians ao clube russo também até o meio do ano que vem, mas os europeus não se agradam em tê-los definitivamente como moeda de troca para abater boa parte do valor referente a Yuri Alberto.
A visita dos russos ao Brasil servirá até mesmo como forma para que eles observem alguns atletas que agradem, e esses possam ser envolvidos em uma possível troca Há a possibilidade de um deles ser o atacante Adson.
O caso do Palmeiras já é diferente. A equipe alviverde está interessada na contratação do meio-campista Claudinho, que está no Zenit desde o ano passado e recentemente renovou o seu contrato com o time da Rússia até 2027. A ideia é que os palmeirenses ofereçam algo em torno de 15 e 17 milhões de euros (R$ 82,8 a 93,8 mi, na cotação atual), valor que agrada ao time russo. No entanto, assim como acontecerá com o Corinthians, a situação será conversada presencialmente e pode envolver algum ativo para troca, caso seja do interesse da equipe russa.
O estafe de Claudinho tem conversado com a diretoria palmeirense e as partes estão animadas com um desfecho positivo na negociação. O time palestrino, inclusive, teria acenado com a possibilidade de manter boa parte dos valores de salários, luvas e bonificações que o atleta recebe no Zenit. Essas quantias aumentaram consideravelmente na renovação do clube russo com o atleta, realizada no início da temporada passada.