Após a paralisação dos torneios continentais por conta da Copa do Mundo, a Sul-Americana já foi retomada e algumas equipes brasileiras que ainda seguem na competição entrarão em campo nesta semana. Três dos seis clubes brasileiros que ainda sonham com o título irão jogar entre quarta e quinta-feira. O Botafogo enfrenta o Nacional, do Paraguai, nesta quarta, em Assunção. Enquanto o São Paulo jogará contra o Colón, na quinta-feira, no Morumbi, mesmo dia que o Fluminense recebe o Defensor, do Uruguai, no Maracanã.
Para relembrar como estão as campanhas dos brasileiros na Copa Sul-Americana, o LANCE! pontuou quem esses clubes já enfrentaram, o que precisam fazer para avançar de fase e quais serão os possíveis adversários nas oitavas de final. Confira a seguir.
Atlético-PR
Os paranaenses tem grandes chances de avançar para as oitavas de final da Copa. Após eliminar o Club Atlético Newell's Old Boys (ARG), na primeira fase do torneio, com um placar agregado de 4 a 2, o Atlético venceu o Peñarol (URU) por 2 a 0 no jogo de ida, realizado na Arena da Baixada e pode perder por um gol de diferença no Uruguai. Caso avance para as oitavas de final da Sul-Americana, a equipe brasileira enfrentará o Caracas, da Venezuela.
Bahia
A estreia na competição não foi boa e os baianos foram derrotados por 1 a 0 para o Blooming (BOL), se tornando obrigados a vencer por no mínimo dois gols de diferença para avançar de fase. Algo que não foi problema. Para não dar sorte ao azar, o Bahia marcou quatro vezes diante a equipe boliviana e garantiu classificação com direito a goleada. Pela frente, viria o Cerro (URU) e mais uma vitória relativamente tranquila, por 2 a 0, com direita a pênalti perdido por Zé Rafael. O Bahia pode perder por um gol de diferença no Uruguai que mesmo assim irá se classificar para as oitavas da Copa, onde poderá enfrentar o vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional (PAR).
Botafogo
Jogando em pleno estádio do Audax Italiano, no Chile, o Fogão surpreendeu e derrotou os donos da casa por 2 a 1. Sendo assim, o jogo de volta teoricamente seria mais tranquilo, algo que não aconteceu. Os cariocas tiveram diversas chances de matar a partida, mas marcaram apenas uma vez, com Matheus Fernandes. No minutos finais, o Botafogo viu os chilenos empatarem e tentarem uma pressão em busca da virada, mas o tento não saiu e os brasileiros avançaram para a próxima fase. Nesta quarta-feira, a Estrela Solitária enfrenta o Nacional, em Assunção e espera voltar com um bom resultado para não ter problemas no jogo de volta, que ocorrerá no Engenhão, no próximo dia 16. Caso avance de fase, o Botafogo enfrentará o vencedor de Bahia x Cerro (URU) nas oitavas de final. Os baianos venceram o jogo de ida por 2 a 0.
Fluminense
Com uma ótima atuação na estreia, o Flu venceu com tranquilidade o Real Potosí (BOL), pelo placar de 3 a 0 e entrou em campo no jogo de volta podendo perder por dois gols de diferenças. Porém, por conta da alta altitude de 4000 metros, em Potosí, o competitivo time do até então treinador da equipe, Abel Braga sofreu e perdeu por 2 a 0, mas o resultado pouco importou e os brasileiros garantiram classificação para a próxima fase. Nesta quinta-feira, o Fluminense enfrenta o Defensor, do Uruguai, no Maracanã e busca garantir uma vitória tranquila para evitar dificuldades no jogo de volta. Caso avance para as oitavas, o Tricolor poderá enfrentar o Deportivo Cuenca (ECU).
São Paulo
O Tricolor paulista jogou com um jogador a menos durante a maior parte do tempo contra o Rosário Central e conseguiu voltar da Argentina com um empate por 0 a 0. No Morumbi, o São Paulo não encontrou muitas dificuldades e com o triunfo por 1 a 0, garantiu vaga na segunda fase da Copa. Buscando avançar para as oitavas de final, a equipe comandada por Diego Agurire enfrenta o Colón, também da Argentina. O jogo de volta acontece no próximo dia 16, em Santa Fé e em caso de classificação, o São Paulo enfrentará o Junior Barranquilla, da Colômbia.
Vasco da Gama
Em Quito, o Cruz-Maltino foi derrotado por 3 a 1 pela LDU e vê sua situação ficar complicada na competição. Com o resultado negativo, o Vasco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar de fase. O duelo acontece no próximo dia 16 e caso os vascaínos consigam reverter o placar, irão enfrentar o vencedor do duelo entre Deportivo Cali (COL) e Bolívar (BOL).