Tudo o que você precisa saber sobre a paralisação do Brasileirão
Jogos deste fim de semana foram adiados; veja quando o Campeonato Brasileiro volta
Por conta da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) solicitou a paralisação do Brasileirão. Com o apoio de 15 clubes da Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu pelo adiamento das duas próximas rodadas da competição. Com isso, o próximo fim de semana não contará com nenhuma partida da elite nacional.
➡ As melhores e mais variadas ofertas para o Brasileirão estão no Lance! Betting! Abra já a sua conta!
Com isso, esse fim de semana será o primeiro sem partidas do Campeonato Brasileiro, que conta com três times do estado atingido pelas chuvas e enchentes dos rios: Internacional, Grêmio e Juventude. A Copa do Brasil e Libertadores seguem suas programações normais com exceção dos confrontos envolvendo as três equipes.
DECISÃO POLÊMICA
Inicialmente, a CBF optou por adiar os jogos da quinta e sexta rodadas do Brasileirão, uma vez que a tragédia afetou os Centros de Treinamentos e estádios do Rio Grande do Sul. A entidade não se mostrava muito a favor de uma suspensão completa da competição.
Após uma consulta junto aos clubes da Série A, a CBF recebeu um pedido pela suspensão do torneio até o próximo dia 27 de maio. No entanto, cinco equipes (Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e RB Bragantino) se posicionaram contra a paralisação, mas foram "votos vencidos".
Após a vitória do Flamengo sobre o Bolívar, Marcos Braz, Vice-Presidente de Futebol do Rubro-Negro, declarou que recebeu a decisão da suspensão do Brasileirão com surpresa. E pediu para que a entidade que rege o futebol nacional tratasse a competição com isonomia.
QUANDO SERÃO REALIZADOS OS JOGOS ADIADOS?
A CBF não determinou uma data exata para a realização dos jogos das duas rodadas que foram adiadas do Campeonato Brasileiro. A entidade realizará no dia 27 de maio um Conselho Técnico Extraordinário com a presença de representantes dos 20 clubes da Série A.
➡ Confira a classificação do Brasileirão
Nessa reunião, as partes envolvidas discutirão datas para remanejar os confrontos que foram adiados. Em comunicado, a entidade ressaltou as dificuldades em encontrar disponibilidade para a realização desses jogos e sugeriu medidas que talvez sejam vistas como impopulares.
Existe a possibilidade das partidas serem realizadas em Datas Fifa, o que pode prejudicar equipes que tenham atletas convocados para seleções internacionais. Há também a chance do prolongamento do Campeonato Brasileiro, o que envolveria questões trabalhistas, renegociações com detentores de transmissões e patrocinadores do torneio, mas também um atraso no calendário de 2025. E, por fim, a CBF também propõe uma revisão nos intervalos entre jogos, uma vez que atualmente a Lei Geral do Esporte permite que haja um período de 66 horas de intervalo entre uma partida e outra.
JOGOS ADIADOS
O Lance! relembra os confrontos da sétima e oitava rodadas que foram adiados e que não possuem datas para a reposição. Confira abaixo.
7ª RODADA
Atlético-GO x Vitória
Fortaleza x Athletico-PR
Vasco x Flamengo
Criciúma x Palmeiras
Corinthians x Botafogo
Fluminense x Juventude
Atlético-MG x Bahia
Grêmio x RB Bragantino
Cuiabá x Internacional
São Paulo x Cruzeiro
8ª RODADA
Flamengo x Grêmio
Botafogo x Fluminense
Atlético-GO x Corinthians
RB Bragantino x Atlético-MG
Internacional x São Paulo
Bahia x Fortaleza
Juventude x Vitória
Palmeiras x Vasco
Athletico-PR x Criciúma
Cruzeiro x Cuiabá