Xará nada amigo: Everton comanda Grêmio e frustra plano do São Paulo
Tricolor paulista assumiria a liderança do Campeonato Brasileiro se acumulasse a quinta vitória consecutiva na noite desta quinta-feira, mas sofreu a virada no Rio Grande do Sul
A torcida do São Paulo se acostumou a ver Everton decidindo os jogos do time no sonho pelo título brasileiro. Nesta quinta-feira, contudo, outro Everton estragou os planos do time de ser líder: o atacante do Grêmio fez os gols da vitória por 2 a 1, em Porto Alegre.
O São Paulo começou pressionando e abriu o placar aos três minutos, com Diego Souza. A vitória garantia a ponta do Brasileiro. Mas Everton, aos 47 do primeiro tempo e aos 15 do segundo, virou o jogo.
Pressão e sem perdão
O São Paulo resolveu encarar o Grêmio ocupando o campo adversário, sem nem permitir que Maicon e Cícero, volantes de Renato Gaúcho, dominassem a bola em condições de iniciar a saída ao ataque.
Nessa pressão, apareceu uma falha inacreditável. Com três minutos de jogo, Rojas mandou na área como deu. Geromel, capitão e zagueiro da Seleção, errou absurdamente o tempo de bola. E Arboleda só rolou para Diego Souza tocar no gol vazio.
Deixou o Grêmio jogar
Pouco depois do gol, a imposição do São Paulo ainda rendeu um chute perigoso de Nenê, aos oito minutos. Mas a ocupação do campo rival parou aí.
Luan e Everton passaram a voltar para receber logo a bola de Maicon e levá-la ao ataque. Assim, foi acuando o rival e dominando a partida.
Do 2 a 0 para o 1 a 1
Em meio à pressão gremista, o São Paulo achou um contra-ataque com Diego Souza, que ajeitou para Nenê mandar no gol, aos 45, e Kannemann salvou em cima linha. Na sequência, Maicon tocou para Everton driblar Militão e empatar, aos 47.
Quem para Everton?
Enquanto o camisa 22 do São Paulo jogava mal, o xará do Grêmio fazia o que queria pela ponta esquerda. E aos 15 do segundo tempo, de novo, limpou Militão para fazer mais um. Ainda balançou as redes pela terceira vez no jogo, mas estava impedido.
Agenda e situação na tabela
O São Paulo segue na segunda colocação, com 29 pontos, agora a dois do líder Flamengo, e vê o Grêmio se aproximar, em quarto lugar, com 26.
Os Tricolores voltam a campo no domingo: o paulista, às 16h, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, enquanto o gaúcho visita a Chapecoense, às 19h.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 26/7/18 - 19h30
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)
Público/renda: 19.865 pagantes/R$ 695.732,00
Cartões amarelos: Leonardo, Cícero, Ramiro e Kannemann (GRE); Hudson, Éder Militão, Arboleda, Rojas e Everton (SPO)
Gols: Diego Souza, 3'/1ºT (0-1); Everton, 47'/1ºT (1-1) e Everton, 16'/2°T (2-1)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo (Thaciano, aos 37'/2°T), Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon (Jailson, aos 29'/2°T), Cícero e Ramiro; Luan (Marinho, aos 44'/2°T), Everton e Jael. Técnico: Renato Gaúcho.
SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo (Brenner, aos 39'/2°T); Hudson, Liziero e Nenê (Gonzalo Carneiro, aos 33'/2°T); Rojas (Lucas Fernandes, aos 30'/2°T) , Diego Souza e Everton. Técnico: Diego Aguirre.