Após Grêmio e Flu, relembre outras viradas históricas no futebol mundial
Depois de sair perdendo por 3 a 0, Fluminense venceu o Grêmio por 5 a 4. Reviravoltas incríveis fazem parte da história do futebol ao redor do mundo. Relembre algumas delas!
Além de esporte mais praticado do planeta, o futebol também é considerado um dos mais imprevisíveis. Viradas espetaculares já aconteceram ao longo da história, seja no Brasileirão, Copa do Mundo, Olimpíadas etc..
O LANCE! relembra aqui algumas dessas partidas inesquecíveis.
Grêmio 4 x 5 Fluminense - Brasileirão 2019
Grêmio e Fluminense se enfrentaram na Arena do Grêmio, pela 3° rodada do Brasileirão. O Tricolor gaúcho abriu 3 a 0 em 20 minutos, parecendo que golearia fácil o clube carioca. Porém, o Fluminense virou para 4 a 3 no segundo tempo. O Grêmio ainda chegou a empatar, mas Yony González fez o gol da vitória dos cariocas nos acréscimos da segunda etapa.
Alemanha 3 x 2 Hungria - Final da Copa do Mundo de 1954
Alemanha e Hungria se enfrentaram na final da Copa do Mundo de 1954. Os húngaros, considerados a melhor seleção disparada na época, abriram 2 a 0 com gols de Puskás e Czibor. Porém, Morlock e Rahn empataram ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, novamente Rahn fez o terceiro gol alemão, conquistando o título mundial de 54.
Vale lembrar que a Hungria estava invicta e, ao final do campeonato, marcou 27 gols em cinco jogos, média de 5,4 gols por partida.
Portugal 5 x 3 Coreia do Norte - Copa do Mundo de 1966
Coreia do Norte e Portugal se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo de 66. A Coreia do Norte era uma das surpresas no Mundial disputado na Inglaterra. A seleção asiática já havia vencido a Itália por 1 a 0 na fase de grupos, chocando o mundo da bola. Já a seleção portuguesa, do craque Eusébio, havia tomado somente dois gols na primeira fase.
Porém, os norte-coreanos abriram 3 a 0 em 25 minutos de jogo. Logo depois do terceiro gol, Eusébio resolveu acordar. O craque português fez 4 gols e comandou a virada portuguesa por 5 a 3, classificando os portugueses para a semifinal.
Brasil 3 x 4 Nigéria - Olimpíada de 1996
Brasil e Nigéria se enfrentaram pela semifinal da Olimpíada de 1996, em Atlanta (EUA). Com uma geração de jogadores que haviam defendido diversas vezes a amarelinha principal, como Dida, Aldair, Roberto Carlos, Rivaldo, Bebeto e Ronaldo Fenômeno, o time vencia a Nigéria por 3 a 1, aos 33 minutos do segundo tempo. Até que, em apenas 12 minutos, a seleção africana conseguiu, de maneira inacreditável, empatar o jogo, levando-o para a prorrogação.
A vaga, que parecia garantida, foi decidida no temido gol de ouro. E o atacante Kanu, o mesmo que empatara o confronto aos 45 minutos da etapa final, foi o responsável por frustrar, mais uma vez, o sonho do então inédito ouro olímpico do Brasil no futebol.
Barcelona 5 x 4 Atlético de Madrid - Copa do Rei de 1997
Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Rei de 1997. Com três gols de Pantic, o Atlético abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Porém, o Barça voltou diferente no segundo tempo, pronto para partir pra cima do rival.
Ronaldo fez dois gols, e aproximou o empate do Barça. Porém, Pantic novamente abriu 4 a 2. E aí veio a virada. Ronaldo e Figo empataram a partida para os catalães. Aos 35 do segundo tempo, Pizzi virou o jogo para 5 a 4 e definiu a classificação do Barça para as semifinais.
São Paulo 3 x 2 Ponte Preta - Brasileirão de 1999
A primeira partida das quartas de final entre São Paulo e Ponte aconteceu no Morumbi e foi épica. A Macaca abriu 2 a 0 no placar, mas o São Paulo contou com uma tarde inspirada de Marcelinho Paraíba, que marcou os três gols da virada, classificando o Tricolor para a semifinal do Brasileirão daquele ano.
Palmeiras 3 x 4 Vasco - Final da Mercosul de 2000
Na final da Copa Mercosul, em dezembro de 2000, o Vasco obteve uma virada histórica: após ter ido para o intervalo perdendo para o Palmeiras por 3 a 0, voltou para o segundo tempo arrasador e virou o jogo para 4 a 3, mesmo no campo do adversário e com um homem a menos. A façanha valeu ao Gigante da Colina o título da competição que reunia as grandes equipes do continente.
Romário, com três gols, e Juninho Paulista marcaram para o Cruzmaltino, que teve uma atuação heroica no segundo tempo.
Grêmio 4 x 3 Santos - Copa do Brasil de 2010
Santos e Grêmio se enfrentaram pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2010, em Porto Alegre. O Peixe abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de André. Porém, no segundo tempo, o Grêmio acordou. Borges, com três gols, e Jonas, viraram o placar para 4 a 2. Robinho ainda descontou, fechando o placar em 4 a 3 para os gaúchos.
Santos 4 x 5 Flamengo - Brasileirão de 2011
Um dos melhores jogos do futebol brasileiro recentemente. Santos e Flamengo se enfrentaram pela 11ª rodada do Brasileirão de 2011, na Vila Belmiro. O Santos abriu 3 a 0 em 20 minutos de jogo, com gols de Borges e Neymar. O Flamengo não se intimidou e empatou ainda na primeira etapa, com Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Thiago Neves.
A segunda etapa começou com Neymar fazendo 4 a 3 para o Santos. Porém, a estrela de Ronaldinho brilhou. O craque fez dois gols e virou a partida para o Flamengo, fechando o placar em 5 a 4 para os cariocas.
Liverpool 4 x 3 Borussia Dortmund - Liga Europa de 2016
Liverpool (ING) e Borussia Dortmund (ALE) se enfrentaram pelas semifinais da Liga Europa, no estádio de Anfield. O time alemão abriu 2 a 0 na primeira etapa, com gols de Mkhitaryan e Aubameyang. No segundo tempo, Origi descontou, mas Reus abriu 3 a 1 para o Dortmund.
A vaga parecia encaminhada para o time amarelo, porém, o Liverpool virou a partida, com gols de Philippe Coutinho, Sakho e Lovren. Com o resultado, os Reds se classificaram para a final da competição europeia.