Direitos de TV: veja como ficam as transmissões no Brasil em 2019
LANCE! mostra desenho das exibições dos principais campeonatos do país
LANCE! mostra o cenário de como estão as exibições dos torneios em 2019 na televisão brasileira. A novidade da temporada é a entrada do DAZN, serviço de streaming que adquiriu direitos de várias competições. Confira!
COPA LIBERTADORES
A maior competição do continente será transmitida em pacotes divididos. Os jogos de terça e quarta-feira terão duas possibilidades: com a Globo, pelo sinal aberto, ou TV fechada (SporTV e Fox Sports). As de quinta serão via Facebook. A decisão, que será em jogo único marcado para Santiago, no Chile, será da Globo e da Fox Sports.
COPA SUL-AMERICANA
No caso da Copa Sul-Americana, a transmissão para o Brasil será do serviço de streaming DAZN, podendo ser assistido no YouTube ou no Facebook. Entretanto, a RedeTV fechou parceria para passar os jogos até as quartas de final na TV Aberta.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O Campeonato Brasileiro terá uma grande confusão em 2019. Com a divisão dos direitos entre Globo e Turner, é preciso saber quais propostas os clubes aceitaram para saber quais jogos serão transmitidos - as regras no Brasil permitem a transmissão do jogo apenas quando os dois times têm contrato com a mesma emissora.
Palmeiras e Athletico-PR, por exemplo, recusaram as propostas do Grupo Globo e estão com transmissões exclusivas do Esporte Interativo. Por outro lado, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos também fecharam com a Turner, mas aceitaram a proposta da Globo para TV aberta e PPV e poderão ter seus jogos exibidos. Todos os outros clubes seguem no mesmo padrão de transmissão da TV Globo e não sofreram alterações.
COPA DO BRASIL
O Grupo Globo segue com os direitos de transmissão e com as prioridades nas escolha dos jogos. Entretanto, a questão está no sub-licenciamento. Em 2017, a Globo deixou de repassar as partidas à ESPN Brasil, sublicenciando-as ao Fox Sports. Porém, esse acordo ainda não está acertado para 2019. Até o momento, a certeza é que o SporTV exibirá o torneio na TV por assinatura e a Globo na aberta.
LIGA DOS CAMPEÕES
A Rede Globo não irá exibir os jogos da Liga dos Campeões. A emissora não participou do leilão pelos direitos de transmissão, que ficará com o Facebook, que exibirá os jogos na sua plataforma. Mesmo com o fim dos canais Esporte Interativo, a Turner segue com os direitos de exibição do torneio e dividiu na TV fechada entre os canais TNT e Space.
COPA AMÉRICA
Diferentemente do que aconteceu na Copa do Mundo de 2014, só a Globo fará a transmissão dos jogos da Copa América na TV aberta - com o SporTV na fechada. Aliás, não houve concorrência com qualquer outra emissora. O Grupo Globo foi a Conmebol e pagou pelos jogos, tendo o direito exclusivo de transmissão.
CAMPEONATO ESPANHOL
Os direitos de transmissão seguem com ESPN e FOX Sports. A primeira tem o direito de exibir quatro jogos por rodada, enquanto a segunda criou um pacote "premium" para o 'Fox Play', um serviço de streaming para exibir as partidas à la carte - este que não tem agradado ao público geral.
CAMPEONATO INGLÊS
Na TV fechada, os canais ESPN seguem com a exclusidade da Premier League: todas as 380 partidas são exibidas, nos quatro canais (ESPN Brasil, ESPN, ESPN+ e ESPN Extra). Além disso, o serviço 'Watch ESPN', está disponível para assinatura. Na TV aberta, a RedeTV transmitirá a partida aos sábados.
CAMPEONATO ITALIANO
Foi anunciado o acordo envolvendo a Rede TV e o canal de streaming DAZN pela transmissão de partidas do Campeonato Italiano. Desta forma, o campeonato voltará a ser transmitidos em TV aberta, após algumas temporadas com transmissão exclusiva a canais pagos. O alto preço para exibir o torneio após a chegada de Cristiano Ronaldo fez com que as empresas não pagassem o valor.
CAMPEONATO FRANCÊS
Sem ter sucesso na venda de transmissão do Campeonato Francês para o Brasil, a BeIN Sports liberou a exibição de partidas do torneio no país, por meio do canal oficial no Youtube. O DAZN também tem os direitos. A Copa da França está sendo exibida na TV fechada, mas o Campeonato Francês apenas por streaming.