As etapas do Circuito Mundial de Surfe vencidas por brasileiros
Após ítalo Ferreira garantir o título da etapa de Gold Coast, na Austrália, relembre outros momentos do Mundial de surfe conquistados por surfistas brasileiros
O surfe brasileiro sempre teve suas conquistas no cenário mundial, com nomes saudosos como Pepê Lopes levando o primeiro título do país numa etapa de Circuito Mundial. No entanto, desde a década de 1990, a Brazilian Storm tomou o mundo do surfe de assalto e vários surfistas tupiniquins levaram o país ao lugar mais alto do pódio, seja no próprio Brasil ou na Austrália.
Confira agora as etapas da Circuito Mundial de Surfe conquistadas por brasileiros ao longo da história da Liga Mundial.
ETAPA DO BRASIL
Não tem para mais ninguém: não existe outra etapa mais vencida por brasileiros do que a etapa do Brasil. Desde 1976, já foram dez títulos para os surfistas da casa, e o último vencedor foi Filipe Toledo, em 2018, conquistando seu segundo título em Saquarema. Toledo se igualou a Adriano de Souza, o Mineirinho, como os únicos brasileiros a terem vencido a etapa do Brasil em duas oportunidades.
ETAPA DA FRANÇA
A etapa em terras francesas vem logo em segundo na ranking das mais vencidas por brasileiros: foram oito conquistas brazucas na França, com Gabriel Medina conquistando a última em 2017 e somando três vitórias na etapa de Soorts-Hossegor. Além de Medina, nomes como Fabio Gouveia, Parcy Padaratz e Ricardo Aguiar também já foram campeões na França.
ETAPA DA AUSTRÁLIA
A vitória de Ítalo Ferreira em Gold Coast, neste domingo, elevou para sete o número de títulos brasileiros na Austrália. Até então, Adriano de Souza é o maior vencedor, com dois títulos conquistados, mas nomes como Gabriel Medina, Filipe Toledo e William Cardoso já levantaram o caneco em Bells Beach, Margaret River e Gold Coast.
ETAPA DE PORTUGAL
Os brasileiros também se dão bem em terras lusófonas. Até então, foram quatro vitórias na etapa de Portugal, sendo ítalo Ferreira o último surfista brazuca a vencer em Peniche. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano Souza são outros nomes que já foram campeões em Portugal.
ETAPA DOS ESTADOS UNIDOS
A etapa dos Estados Undos também rendeu quatro títulos ao Brasil, sendo o último em 2018, para Gabriel Medina, para a primeira prova com ondas artificiais. Filipe Toledo e Percy Padaratz também já levaram títulos em terras norte-americanas.
ETAPA DO TAHITI
Os surfistas brasileiros também conquistaram títulos em etapas nem tão populares, como é o caso do Taiti. Já foram três conquistas, e Gabriel Medina venceu duas delas, em 2014 e 2018. Bruno Santos, em 2008, venceu a primeira.
ETAPA DO HAVAÍ
Mesmo em terra de grandes ídolos do surfe, os brasileiros conquistaram seu espaço e títulos no Havaí. Foram três vitórias em terras havaianas, incluindo a de Gabriel Medina em 2018 para garantir seu bicampeonato mundial. Adriano de Souza e Fábia Gouveia foram os outros brasileiros a triunfarem no Havaí.