menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fla na ponta! Clubes da América com mais interações no Twitter em 2018

Lista têm dez clubes, sendo sete brasileiros, um do México e dois argentinos. O Rubro-negro lidera, River Plate vem em segundo e Timão, em terceiro

Diego e Rodinei
imagem cameraClube carioca se destaca na lista ao conquistar primeira posição no twitter (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 27/03/2019
22:48
Atualizado em 29/03/2019
16:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os clubes tentam de todas as maneiras conseguir engajamento nas redes sociais, o que ajuda na divulgação de informações, refletindo nas interações. Nesta semana, foram divulgado os dez clubes que tiveram melhor rendimento neste quesito em 2018. O Flamengo lidera a lista. Foram 28 milhões de pessoas que interagiram no Twitter rubro-negro no período. Na sequência, aparece o argentino River Plate, com 13 milhões, e, em terceiro, o Corinthians, que somou 10.4 milhões de engajamento.

Confira a lista abaixo, que foi divulgada pela empresa espanhola "Deportes e Finanzas". 

LÍDER ISOLADO

Flamengo x Fluminense
Cariocas levam o maior número de engajamento na rede social <br>(Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O Flamengo não foi ameaçado nenhuma vez e teve um crescimento exponencial. No início de janeiro, o clube detinha uma interação próxima de 3 milhões, e ao final de dezembro fechou com 28 milhões. Isto está diretamente relacionado ao rendimento do time dentro de campo e às ações que o clube toma ao longo da temporada.  

O time lutou pela conquista do Campeonato Brasileiro, porém ficou na segunda posição. Aliado a isso, a luta pelo título da Copa Libertadores, que acabou nas oitavas de final em derrota para o Cruzeiro. Além disso, o anúncio de jogadores valiosos no mercado, como Vitinho, sendo o mais caro até a chegada de Arrascaeta no início de 2019. 

2º - RIVER PLATE 

River Plate
Time argentino mais bem colocado no ranking <br>(Foto: Giuseppe Cacace - AFP)

Na segunda posição, com 13 milhões, aparece o River Plate. O clube argentino variou entre o segundo e o quinto lugares durante todo o processo de análise. No início, não chegou à marca de 1 milhão no engajamento. E a temporada do time foi fundamental para isso. 

Além do Campeonato Argentino ser competitivo, "Los Milionarios" também conquistaram a Copa Libertadores, o que foi fundamental para o crescimento. Até o período de agosto de 2018, o clube tinha 4 milhões de pessoas interagindo em seu Twitter. Depois disso, o número houve um aumento significativo, já que os argentinos entraram na fase oitavas de final da competição e ainda conquistaram a Taça. 

3º - CORINTHIANS

Elenco Corinthians
Corinthians fica na terceira colocação com interações no Twitter<br>(Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

No Corinthians, o fato de ter uma das maiores torcidas do país pode ter favorecido, já que o time não fez uma bela campanha no Campeonato Brasileiro (13ª posição) e na Libertadores (eliminado nas oitavas de final). No começo da temporada passada, assim como o River, não tinha nem um milhão de interações, e o crescimento também foi revelante, chegando a 10.4 milhões de acessos. 

4º - BOCA JUNIORS 

Tévez
Boca chega à quarta posição do ranking&nbsp; (Foto: Divulgação/Boca Juniors)

Segundo time argentino mais bem colocado, o Boca Juniors teve um crescimento interessante durante o uso de engajamento na rede social. Até maio, o clube de Buenos Aires não aparecia entre os dez primeiro colocados e não parecia que iria terminar bem no quesito, fechando com 9.68 milhões de interações. 

Contudo, a campanha na Copa Libertadores foi uma aliada para o crescimento. Com o decorrer da competição, ao passar por Libertad, Cruzeiro, Palmeiras e chegar à decisão contra o River Plate, os seguidores e as interações aumentariam espontaneamente. Além disso, a confusão proporcionada pelos torcedores da equipe rival, colocaria o clube na mídia.  E algumas informações foram dadas pelo Twitter

5º - AMÉRICA-MEX 

América-MEX
Na quinta posição, o América-MEX é o único clube do México que aparece na lista (Foto: Reprodução/Twitter)

O América-MEX foi único clube mexicano que conseguiu entrar na lista, com 8.3 milhões de interações. A boa campanha do time no Apertura (campeonato nacional) e o 17º título fez com que o Twitter ganhasse visibilidade. 

Uma forma de ganhar interações é colocar vídeos de jogadores momentos antes das partidas, como em voos. Além disso, as imagens de torcida fazendo a festa quando o time entra em campo. Esta é uma forma de homenagem. 

6º - VASCO

Alexandre Campello - Vasco
Questões políticas podem ter afetado crescimento do Vasco nas interações (Foto: David Nascimento)

O Vasco quase ficou entre os três primeiros, mas houve queda de crescimentos nos últimos meses de 2018. No início da temporada, o Cruz-Maltino apareceu no Top-10 no mês de março, dois meses depois chegou na terceira posição e fechou, com 7.9 milhões de interações em sua conta na rede social. Junto ao rápido crescimentos, os cariocas estavam bem pelo Campeonato Carioca, em que foi vice-campeão. 

As questões políticas, que movimentaram o Vasco da Gama em 2018 e com consequências desde 2017, podem ser fator que prejudique nas redes sociais.  Para complementar, as atuações dentro de campo pelo Campeonato Brasileiro, principalmente, foram abaixo do esperado. A equipe carioca viu o rebaixamento muito próximo e terminou na 16ª colocação, com 43 pontos. 

7º - PALMEIRAS

Jean
Alviverde fica na sétima posição e não se destaca (Foto: Cesar Greco)

Mesmo sendo o atual Campeão Brasileiro, o Palmeiras não colocou sua forças em sua rede social. O Alviverde não teve um rendimento de um campeão. O clube começou, com menos de um milhão e terminou com 7.1 milhões de engajamento. 

O Verdão utiliza bem suas redes sociais para anunciar contratações, divulgar treinos e outros esportes além do futebol. Entretanto, o público-alvo não está interagindo com mais frequência. Porém, dentro de campo o futebol está em alta.  

8º - SÃO PAULO

São Caetano x São Paulo
Tricolor fica atrás de seu rival (Foto: Richard Callis/Fotoarena)

O São Paulo transitou bastante no ranking. No primeiro mês de 2018, o clube passou pela quarta posição, com 1.1 milhão. Em seguida, as interações caíram vertiginosamente, indo para décima posição. A recuperação começou em julho, porém não avançou. Com a finalização da pesquisa, o Tricolor detinha 6.64 milhões. 

9º - CRUZEIRO

Mano pode colocar uma equipe alternativa, mesclando titulares e reservas diante do América-MG, pensando na Libertadores
Raposa aparece na nona posição (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Entre os mineiros, o Cruzeiro é o único que apareceu na lista entre os dez melhores colocados. Foi um dos poucos clubes que manteve uma regularidade no ranking ao ficar sempre entre a 7ª e 9ª colocação. Ao final, terminou com 5.6 milhões de interações ao longo da temporada. 

A colocação não representa o bom futebol da equipe apresentado em 2018. A Raposa ficou na oitava posição e conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil (2017-2018). 

10º - BOTAFOGO

Botafogo x Portuguesa
Alvinegro ultrapassa Fluminense em novembro <br>e entra nos 10 (Foto: Vitor Silva/SS Press/Botafogo)

Durante todo ano de 2018, o Botafogo não chegou nem perto da décima posição. Nos últimos dois meses, o Twitter do Alvinegro teve um crescimento e conseguiu entrar na lista, com 4,9 milhões de engajamento. O Glorioso tomou a frente do Fluminense em novembro e entrou na lista. Deste modo, o Tricolor foi o único clube carioca (da Série A) que ficou de fora. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias