Gols, desarmes e posse de bola: os quesitos liderados por Flamengo e Santos no Campeonato Brasileiro
No sábado, pela 19ª rodada do Brasileirão, os times de Jorge Jesus e Jorge Sampaoli se enfrentam no Maracanã. São as equipes donas dos ataques mais positivos do campeonato
Flamengo e Santos, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, se enfrentam neste sábado e a expectativa é de um grande jogo no Maracanã, como não poderia deixar de ser. Os ingressos já estão esgotados para a partida que coloca frente a frente duas equipes que, além dos resultados, chamam a atenção pelo futebol vistoso e intensidade cobrada por seus técnicos Jorge Jesus, do Rubro-Negro, e Jorge Sampaoli, do Peixe, as quais lideram quesitos importantes neste Brasileirão. São os ataques mais positivos, por exemplo.
Abaixo, o LANCE! detalhou outros aspectos que as equipes do Flamengo e do Santos lideram no Brasileirão. Os números são do site Footstats. Confira as próximas partidas e a classificação completa do Campeonato Brasileiro aqui.
OS MELHORES ATAQUES!
Com um setor ofensivo estrelado, o Flamengo é dono do melhor ataque do Brasileirão. São 41 gols marcados em 18 rodadas - uma média de 2,27 gols por jogo. Foram 16 nas últimas cinco rodadas, nas quais a equipe venceu todas.
O Santos é o segundo ataque mais efetivo do campeonato, com 30 gols. O Palmeiras, terceiro colocado na tabela, vem logo atrás, com 29 gols marcados.
LÍDERES EM DESARMES
O time de Jorge Sampaoli é o que maiis desarma no Campeonato Brasileiro: são 384 roubadas de bola. O Flamengo vem logo atrás, com 382. As duas equipes se caracterizam pela intensidade sem a bola, pressionando os rivais assim que perdem a posse, buscando buscando recuperá-la o mais rápido.
No quesito, o terceiro lugar é do Internacional com um total de 369 desarmes.
APREÇO PELA BOLA
Com médias de 57% de posse de bola por partida, Santos e Grêmio "dividem" a liderança no quesito e são as equipes que mais ficam com a bola no torneio. O Flamengo, com 56% de posse de bola média, é quem está na terceira posição.
OBJETIVIDADE
A posse de bola apenas pela posse não é o desejo de Jorge Jesus e Sampaoli. Os dois, assim, comandam dois dos times que menos precisam trocas passes para marcar um gol. O Santos precisa de 249,9, o Flamengo precisa de 201,1.
O líder é o Palmeiras, que precisa de apenas 184,9 passes para fazer um gol.
OS ARTILHEIROS
Para alcançar os resultados que teve até agora no Brasileirão, o Flamengo contou com os 15 gols de Gabriel Barbosa, artilheiro isolado do campeonato.
O Santos, por sua vez, tem Eduardo Sasha, autor de oito gols, que fica atrás do centroavante Gilberto, do Bahia, vice-artilheiro da competição com nove gols.
OS GARÇONS
O maior garçom do Brasileirão também joga pelo Rubro-Negro. Trata-se do meia Arrascaeta, que já serviu os companheiros com sete assistências neste campeonato, assim como o meia-atacante Dudu, principal nome do Palmeiras.
Depois estão Ricardinho, do Ceará, Everton Ribeiro, Willian Arão e Gabigol, trio do Flamengo, e Marcos Rocha, do Palmeiras, todos com quatro assistências.