Brasileirão 2019: Atual vice-campeão e reforçado, Flamengo mira o título
Sem apresentar grande futebol nos primeiros meses da temporada, Rubro-Negro entra no Campeonato Brasileiro como um dos favoritos ao título, muito por conta dos investimentos
O Flamengo inicia o Campeonato Brasileiro com um objetivo bem definido: conquistar o título. Após o vice-campeonato na última temporada, o Rubro-Negro trouxe reforços e, com um elenco estrelado à disposição de Abel Braga, quer voltar a levantar o troféu no ano em que o hexa completa dez anos. A estreia será neste sábado, às 21h, diante do Cruzeiro no Estádio do Maracanã.
- BRASILEIRÃO 2018: PLANEJAMENTO CUSTOU O TÍTULO?
A expectativa em 2018 era de que o Flamengo brigasse pelo título. Ao fim do Brasileirão, o time ficou com o segundo lugar, oito pontos atrás do Palmeiras, mas o sentimento ao término do torneio é de que o título do Verdão não foi ameaçado pelo clube da Gávea, que ficou uma rodada a mais na liderança do que o rival (13 a 12), deixando um gosto de frustração para os rubro-negros.
A falta de planejamento foi determinante para a oscilação apresentada pelo time. Primeiro, iniciou o Brasileiro sob o comando de Maurício Barbieri, ainda como interino. Com os bons resultados, o auxiliar foi efetivado, mas, após a Copa do Mundo, o treinador - sem o respaldo da direção - não priorizou um ou outro torneio e, com o ano ruim de atletas como Geuvânio e Marlos, acabou perdendo a liderança. A diretoria optou por nova mudança no comando da equipe: Dorival Júnior assumiu faltando 12 rodadas, o Flamengo voltou a atuar bem e foi vice-campeão, mas não passou perto de ameaçar o líder Palmeiras.
- ATRÁS DO HEPTACAMPEONATO
Os investimentos feitos pela diretoria, a ausência de conquistas expressivas recentes e o elenco reforçado em relação ao último ano tornam o Flamengo um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro em 2019. Caberá ao técnico Abel Braga e aos jogadores, em especial os mais renomados, colocar em campo a qualidade e obter os resultados esperados. Caso o time da Gávea não termine o ano brigando pelo hepta, será outra frustração para a Nação.
- DESEQUILÍBRIO ENTRE DEFESA E ATAQUE
Para 2019, o Flamengo foi ao mercado e investiu mais de R$ 100 milhões nas contratações do zagueiro Rodrigo Caio, do meia Arrascaeta e dos atacantes Bruno Henrique e Gabigol. Os quatro adaptaram-se rapidamente ao time e, hoje, são titulares da equipe, a qualificando ainda mais em relação a 2018.
O problema, contudo, segue sendo o desequilíbrio entre as opções para a defesa e ataque. Os laterais (Rodinei, Pará e Trauco) são questionados. A exceção é Renê. A dupla formada por Léo Duarte e Rodrigo Caio faz boa temporada, mas os reservas - Thuler e Rhodolfo - também estão em um patamar abaixo dos titulares. Por isso, a diretoria prioriza a chegada de reforços para o setor defensivo. Rafinha, do Bayern de Munique (ALE), tem negociações avançadas e a vinda de mais um zagueiro não é descartada.
- CONFIRA O TIME-BASE
A equipe base do Flamengo em 2019 está formada com: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Entretanto, o técnico Abel Braga conta com nomes importantes entre os reservas - como o camisa 10 Diego e o atacante Vitinho - e, como já fez nos primeiros meses do ano, pode fazer alterações na equipe a cada rodada, levanto em conta a condição física dos atletas e os adversários.
- A TABELA DO FLAMENGO ANTES DA COPA AMÉRICA
Flamengo x Cruzeiro - 27 de abril, às 21h, no Maracanã
Internacional x Flamengo - 1º de maio, às 16h, no Beira-Rio
São Paulo x Flamengo - 5 de maio, às 16h, no Morumbi
Flamengo x Chapecoense - 12 de maio, às 11h, no Maracanã
Atlético-MG x Flamengo - 18 de maio, às 19h, no Independência
Flamengo x Athletico - 26 de maio, às 16h, no Maracanã
Flamengo x Fortaleza - 1º de junho, às 19h, no Maracanã
Fluminense x Flamengo - 8 de junho, às 19h, no Maracanã
CSA x Flamengo - 12 de junho, às 21h30, no Rei Pelé
- OPINIÃO DO SETORISTA
"Assim como nas demais competições que disputa, o Flamengo de 2019 entra no Campeonato Brasileiro com a pressão de ser um dos favoritos ao título. As cifras que envolvem o estrelado elenco deixam o time de Abel Braga nesta condição, apesar da equipe não ter apresentado grande futebol neste ano.
O Carioca não serve de parâmetro e, na Libertadores, faltou padrão ao Fla nos grandes desafios. A partir de agora, a cobrança sobre o trabalho do treinador aumentará. Abel e os principais jogadores precisam apresentar resultados - e futebol - se quiserem terminar o ano com o título desejado pela torcida."
Matheus Dantas, setorista do Flamengo pelo LANCE!.