Do inferno ao céu: a saga do Tottenham até a final da Champions
Após uma fase de grupos turbulenta e que quase culminou em uma eliminação precoce, os Spurs se superaram e fizeram história ao chegar pela primeira vez na final da Champions
- Matéria
- Mais Notícias
Se algum roteirista de cinema fosse o encarregado de escrever a trajetória do Tottenham na Liga dos Campeões, a história não seria tão épica quanto o time londrino conseguiu construir dentro dos gramados.
Os Spurs conseguiram, pela primeira vez na história do clube, chegar até a final da Liga dos Campeões, mas o caminho não foi fácil. Com uma campanha irregular na fase de grupos, onde quase foi eliminado, o Tottenham conseguiu ressurgir em meio as lesões e chega para a decisão com a moral elevada e acreditando na conquista inédita. Relembre a trajetória dos Spurs do LANCE!.
INÍCIO SEM VITÓRIAS
O Tottenham teve um início de Liga dos Campeões bastante complicado. Logo na estreia, os Spurs foram derrotados fora de casa pela Internazionale por 2 a 1, na segunda rodada, em casa contra o Barcelona, um novo revés por 4 a 2.
Já contra o PSV Eindhoven, a primeira vitória quase aconteceu, mas com um gol de Lozano no fim, um empate em 2 a 2 deu o primeiro ponto na competição aos Spurs.
RESPIROU E CLASSIFICOU
Depois de três resultados adversos nas primeiras rodadas, o Tottenham começou o 'returno' da fase de grupos com a corda no pescoço para tentar uma classificação para as oitavas de finais. Em casa, contra o PSV, uma importante vitória por 2 a 1 que deu uma sobrevida ao time. No confronto direto pela segunda vaga para as oitavas, o Tottenham recebeu a Internazionale na quinta rodada, em casa e venceu por 2 a 1.
Na última rodada, os Spurs enfrentaram o Barcelona, enquanto a Inter, com mesmo número de pontos, jogou contra o PSV em casa. No entanto, Lucas Moura apareceu como salvador para marcar o gol de empate do Tottenham no Camp Nou, e o time italiano ficou no empate com os holandeses em casa. Nos critérios de desempate, os ingleses levaram a melhor por conta do confronto direto e avançaram para as oitavas.
DORTMUND PELA FRENTE
Após o sofrimento para conseguir a classificação para as oitavas, o sorteio colocou o Borussia Dortmund, um dos melhores times da fase de grupos, no caminho do Tottenham, que fez o primeiro jogo sem a presença de Harry Kane, seu principal jogador.
No entanto, no jogo de ida em Wembley, o Tottenham passeou e venceu por 3 a 0, deixando a classificação para as quartas de final muito bem encaminhada. No jogo de volta, no Signal Iduna Park, os Spurs contaram com a volta de Harry Kane e venceram fora de casa por 1 a 0, gol do centroavante inglês.
SHOW DE SON
Assim como sorteio colocou o Borussia Dortmund no caminho do Tottenham nas oitavas de finais, as quartas colocaram um rival doméstico pela frente dos Spurs. O Manchester City, então líder da Premier League e também em busca do título inédito, chegou com grande favoritismo para o confronto.
Contudo, assim como aconteceu no jogo de ida das oitavas, o Tottenham, dessa vez já contando com seu novo estádio, venceu o Manchester City por 1 a 0, com um gol marcado por Son já na reta final de partida e deu aos Spurs a vantagem do empate na volta.
O JOGO DO ANO
Se o jogo de ida já tinha sido de fortes emoções para os torcedores de Tottenham e Manchester City, o jogo da volta foi simplesmente um dos melhores jogos de futebol da temporada. Os Citizens, precisando da vitória, saíram na frente logo aos quatro minutos, mas não contavam com dois gols de Son aos sete e aos 10 minutos para virar para os Spurs.
O City foi valente e virou o jogo para 3 a 2 ainda no primeiro tempo com Bernardo Silva e Sterling. No entanto, o resultado ainda dava a classificação ao Tottenham, então Agüero, na etapa final, fez o 4 a 2 que daria a vaga ao City. Mas Llorente, em bola jogada na área, desviou e marcou o gol da classificação do Tottenham para a semifinal da Champions, no critério de gol marcado fora de casa. No fim, com ajuda do VAR, o City ainda teve um gol anulado.
UMA ESTÁTUA PARA LUCAS MOURA
Na semifinal, restou ao Tottenham medir forças contra o time sensação da Liga dos Campeões: o Ajax, que eliminou o Real Madrid e a Juventus nas fases anteriores com um grande futebol. Na ida, em Londres, os holandeses venceram por 1 a 0 e deixaram o Tottenham com a necessidade de vitória fora de casa para classificar.
No jogo de volta, o Ajax saiu na frente abriu 2 a 0 e viu a classificação muito próxima. No entanto, Lucas Moura, com uma atuação de gala e histórica, marcou três gols, virou o jogo e deu a vaga inédita para a decisão ao Tottenham.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias