Marcação, bola parada, torcida… O que ajudou o Vasco a ser campeão
Time de Alberto Valentim consegue suportar maior posse de bola do Fluminense e garante o troféu da Taça Guanabara em cobrança de falta de Danilo Barcelos nos minutos finais
- Matéria
- Mais Notícias
O Vasco conquistou a Taça Guanabara ao bater o Fluminense na tarde deste domingo, no Maracanã, em jogo que ficou marcado por uma grande confusão envolvendo Vasco, Fluminense, Federação de Futebol do Rio (Ferj) e uma disputa pelo Setor Sul do Maracanã.
A vitória aconteceu por 1 a 0, com gol de Danilo Barcelos. Com o triunfo, o time de São Januário levou o primeiro turno do Campeonato Carioca de maneira invicta.
Relacionadas
PACIÊNCIA
Na final da Taça Guanabara, o Vasco foi um time paciente. Diante de um Fluminense que tocava e mantinha a posse de bola, a equipe de Alberto Valentim soube esperar e, quando necessário, pressionar. No segundo tempo, principalmente, conseguiu forçar erros dos tricolores. E foi em um lance em que conseguiu recuperar a posse, que Rossi sofreu a falta que gerou o gol de Danilo Barcelos.
FATOR TORCIDA
Algo que pode ter feito a diferença nesta final foi a torcida. Depois de todo o imbróglio envolvendo o setor onde tricolores e vascaínos teriam o direito de ficar, os torcedores foram liberados e muitos vascaínos conseguiram entrar, ficando em um número muito maior que os tricolores.
A polêmica envolveu o Setor Sul do Maracanã. O Vasco, mandante, escolheu o lado direito às cabines de rádio e começou a venda de ingressos. O Fluminense entende que o acordo que tem com o Consórcio Maracanã lhe dá o direito de a torcida ficar no Setor Sul independentemente se for ou não mandante.
BOLA PARADA E 'SORTE'
O Vasco garantiu a vitória em uma cobrança de falta de Danilo Barcelos, que mandou a bola para a área e ela entrou no canto direito do goleiro Rodolfo. Apesar de o Fluminense ter criado mais oportunidades claras, o time de São Januário acabou sendo mais efetivo e acertou quando precisou.
Após a decisão no Maracanã, Danilo admitiu que tentou realizar um cruzamento para a área, mas ela acabou entrando diretamente.
MUDANÇAS
O técnico Alberto Valentim fez substituições que adiantaram o time e consequentemente, fizeram o Vasco tem um volume um pouco maior no campo ofensivo. Ele tirou o volante Raul e colocou Ribamar e substituiu o meia Bruno Cesar pelo atacante Rossi. Rossi atuou mais pela ponta direita, enquanto mais Ribamar mais centralizado.
FERNANDO MIGUEL
O goleiro Fernando Miguel fez defesas importantes durante a partida. A principal delas, talvez, quando pegou finalização de Yony González, no fim do primeiro tempo. O gol tricolor poderia ter mudado o decorrer da partida.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias