Moleza? Veja os clubes grandes que já tropeçaram nos Estaduais
Mesmo jogando contra equipes de menor expressão, oito dos doze maiores clubes do Brasil já tropeçaram em alguma partida disputada em seus respectivos Campeonatos Estaduais
Apesar dos Campeonatos Estaduais colocarem os grandes clubes do futebol brasileiro de frente à equipes com menor expressão e investimento, eles sentem dificuldades de conquistarem resultados positivos, seja pelo uso de um time alternativo ou pelo pouco tempo de pré-temporada.
Dos clubes do famigerado "G12" do futebol brasileiro, apenas quatro ainda não desperdiçaram nenhum ponto em seus respectivos Campeonatos Estaduais. O LANCE! detalha a situação das equipes grandes do país nos torneios. Confira!
QUEM SE SALVA?
Os quatro clubes que ainda estão com 100% de aproveitamento nos torneios são São Paulo, Cruzeiro, Santos e Vasco. O destaque fica para o Tricolor Paulista, que vem assimilando as ideias do treinador André Jardine e venceu por goleada nas duas primeiras partidas do Campeonato Paulista: 4 a 1 no Mirassol e 3 a 0 sobre o Novorizontino.
O Cruz-Maltino, por sua vez, lidera o Grupo da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, com vitórias por 1 a 0 e 5 a 2 sobre, respectivamente, Madureira e Volta Redonda. O Santos de Jorge Sampaoli superou a Ferroviária pelo placar mínimo e o São Bento por 4 a 0. Por fim, o Cruzeiro está com seis pontos no Mineiro após superar o Guarani por 3 a 1 e a Patrocinense em 1 a 0.
FLAMENGO
Após vencer a Florida Cup, Abel Braga encontrou seus primeiros desafios em partidas oficiais no comando do Flamengo. O elenco, que ainda está se adaptando ao novo treinador, está invicto no Campeonato Carioca, mas não 100%, com uma campanha de uma vitória e um empate.
Na estreia do Estadual, o Rubro-Negro venceu, de virada, o Bangu, com gols de Diego e Rhodolfo, mas empatou, utilizando uma equipe diferente em relação ao primeiro jogo, com o Resende na rodada seguinte: Henrique Dourado fez, de voleio, o tento do Rubro-Negro neste jogo.
FLUMINENSE
O clube das Laranjeiras vive um período de reformulação após a troca de treinador: saiu Marcelo Oliveira, que gostava de um jogo objetivo, e entrou Fernando Diniz, um técnico que preza pela posse de bola, construção calma das jogadas e triangulações. Diante de uma gritante mudança de estilos, o Fluminense também está com um aproveitamento perfeito.
Na estreia do Tricolor na temporada, diante do Volta Redonda, no Maracanã, o placar só não foi negativo porque Ibañez marcou um gol na reta final do jogo, decretando o 1 a 1. Na partida seguinte, o Fluminense abriu a contagem diante do Americano e, com um show de Yony González, goleou por 4 a 0.
BOTAFOGO
O único clube grande do Rio de Janeiro que ainda não venceu na atual temporada é o Botafogo. A equipe de Zé Ricardo, que perdeu Igor Rabello e Rodrigo Lindoso - dois titulares em 2018 -, ainda não encontrou um padrão de jogo e encontrou dificuldades para criar chances de marcar. O resultado: um empate e uma derrota até aqui pelo Campeonato Carioca.
Na primeira rodada, o Botafogo chegou a abrir o placar com Luiz Fernando, mas sofreu a virada e perdeu para a Cabofriense por 3 a 1. No jogo seguinte, o alvinegro, diante de sua torcida, ficou devendo e empatou sem gols com o Bangu. Com isso, a equipe de Zé Ricardo ocupa a última posição do Grupo C.
PALMEIRAS
O atual campeão brasileiro se reforçou em peso para essa temporada, qualificando ainda mais o elenco. A principal novidade para os comandados de Luiz Felipe Scolari foi Ricardo Goulart, que estava no futebol chinês. Apesar disso, o Verdão também não conseguiu um aproveitamento perfeito nos jogos contra equipes de menor expressão.
O Palmeiras começou a temporada com um empate por 1 a 1 diante do RB Brasil, em Campinas. Diante do seu torcedor, que apareceu em bom público no Allianz Parque, porém, o Verdão se recuperou e venceu a primeira partida, com Deyverson balançando as redes do Botafogo-SP.
CORINTHIANS
Assim como outros clubes, o Corinthians é outro clube que mudou de treinador e ainda se adapta ao estilo de Fábio Carille, que retornou ao Timão após alguns meses no Al-Wehda, dos Emirados Árabes Unidos. Com uma forte janela de transferências, a tendência é que o desempenho melhore.
A trajetória do Corinthians em 2019 começou em uma parte diante do São Caetano, na Arena, que foi "salva" por Henrique, que marcou o gol que decretou o empate em 1 a 1 nos minutos finais. No compromisso seguinte, contra o Guarani, o alvinegro até abriu o placar, mas sofreu a virada de 2 a 1.
ATLÉTICO-MG
Um dos clubes brasileiros na fase preliminar da Taça Libertadores, o Atlético-MG apostou na continuidade no trabalho do treinador Levir Culpi e foi outra equipe com fortes movimentações na atual janela de transferências, trazendo, por exemplo, Igor Rabello, Jair e Guga.
O Galo começou o ano em alta. Com show de Ricardo Oliveira, que marcou três gols, a equipe alvinegra derrotou o Boa Esporte por 5 a 0 na estreia do Mineiro. No jogo seguinte, Levir Culpi resolveu poupar todos os titulares e viu sua equipe ser derrotada para a Tombense, por 1 a 0.
GRÊMIO
Assim como no ano passado, o treinador Renato Portaluppi resolveu apostar em uma equipe alternativa, poupando os principais jogadores do Grêmio das rodadas iniciais do Campeonato Gaúcho. Até aqui, o Imortal é o líder da competição, mas também não escapou dos tropeços diante de equipes de menor expressão.
No primeiro jogo oficial da temporada, o Tricolor começou com tudo e goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0. A dose, porém, não se repetiu na partida seguinte, diante do Aimoré, e o empate em 1 a 1 tirou o 100% de aproveitamento do Grêmio.
INTERNACIONAL
Assim como o Grêmio, o Internacional também não está com um desempenho perfeito no atual Campeonato Gaúcho. O Colorado ocupa, atualmente, a quinta colocação do torneio, com três pontos conquistados - uma vitória e um revés.
A equipe de Odair Hellmann começou a temporada com o pé direito ao vencer o São Luiz por 1 a 0, com gol de Emerson Santos. Na estreia da equipe no Beira-Rio em 2019, porém, o Internacional não teve sucesso e perdeu por 2 a 1: Adriano, contra, abriu o placar para o Colorado, mas Dão e Felipe decretaram a virada do Pelotas.