Vinicius Jr. a caminho, Paquetá na lista: o que esperar da convocação?
Técnico divulgará lista de convocados para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, que serão disputados nos dias 23 e 26 de março, respectivamente
A primeira convocação da Seleção Brasileira em 2019 está marcada para esta quinta-feira, na sede da CBF, onde Tite divulgará a lista de relacionados para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente. Esses serão os compromissos que começam a definir a equipe que estará na Copa América de 2019, e o LANCE! mostra o que esperar da lista do treinador.
MARCELO E COUTINHO EM BAIXA
Tite terá que lidar com duas questões: a instabilidade de dois atletas fundamentais da sua equipe. Com status de craque e reforço de peso, Philippe Coutinho ainda não se pagou com a camisa do Barcelona, e isso dá para notar quando vemos que o brasileiro não joga 90 minutos desde a partida contra o Girona, em 27 de janeiro. Quando começou como titular desde então, Coutinho sempre foi substituído.
Já Marcelo, por outro lado, começou a temporada como titular inquestionável e dono da lateral-esquerda do Real Madrid. Entretanto, o camisa 12 não manteve o nível de atuação característico das últimas temporadas e com atuações bem abaixo do normal, viu seu posto na lateral ser tomado por Reguillón, jovem da base que conquistou a titularidade nas últimas partidas do Real.
NEYMAR FORA POR LESÃO
Neymar sofreu uma nova fratura no quinto metatarso do pé direito, na mesma região que o jogador operou em março do ano passado, quando ficou três meses sem atuar. Não há necessidade de cirurgia, mas também há a dúvida se o camisa 10 estará pronto para disputar a Copa América. A certeza é que Tite avisou que não vai convocá-lo enquanto não estiver 100%.
– Neymar não vai pagar o preço por causa da saúde. Perco meu emprego, mas não vou carregar essa responsabilidade de convocá-lo (machucado). Eu também estou triste, mas já quero criar uma expectativa de melhora – afirmou o técnico aos jornalistas na França, antes de negar que vai usar o jogador meia-boca - declarou o treinador.
VINICIUS JUNIOR EM ALTA NO REAL MADRID
Há grandes chances de o nome de Vinícius estar na lista de convocados para a Seleção Brasileira, especialmente depois da lesão de Neymar. A boa atuação no maior clássico da Espanha, contra o Barcelona, nesta quarta-feira, aumentou ainda mais a expectativa pela presença do astro de apenas 18 anos.
Pelo Real Madrid, a trajetória impressiona. Vinícius Júnior conseguiu substituir Cristiano Ronaldo, que foi para a Juventus (ITA). Antes reserva, não demorou para ganhar a titularidade no lugar de outra estrela: o galês Gareth Bale. Seus números agradam. A cada 128 minutos em campo, ele é decisivo, seja com um gol, seja com uma assistência.
PAQUETÁ ESTÁ CONFIRMADO
Chegou o momento de vermos Lucas Paquetá na Seleção Brasileira, pelo menos é o que adiantou o auxiliar técnico de Tite, Cléber Xavier, ao podcast "Footure Futeboleitos". Tite quer testar a revelação do Flamengo próximo da área onde atua Neymar, um pouco mais recuado. Para Cléber, o jogador tem mais utilidade próximo aos atacantes e, durante a entrevista, afirmou que essa posição não lhe agrada tanto, já que o meia fica muito longe do gol.
- Quando jogou lado do Cuéllar gostei pouco. Com Dorival, mais à frente, já me chamou mais atenção. essa característica dele de chegada. No Milan está fazendo jogo mais simples, mais concentrado, mais posicional. É pouco ainda de observação do Paquetá, mas eu acho, para o meu gosto, que ele mais perto do gol tem mais possibilidades de sucesso. Tem boa definição, infiltra bem com ou sem bola, tem bom cabeceio, então ele vai nos ajudar muito - disse o auxiliar de Tite.
BRASILEIROS NA LISTA?
Eleito o craque do Brasileirão 2018, Dudu pode ser uma novidade na lista de convocados de Tite nesta quinta-feira. É um candidato a ocupar a vaga deixada de Neymar. Além dele, Éverton, do Grêmio, é outro que pode estar próximo da vaga. O atacante já esteve em listas anteriores e pode ser uma possibilidade.
Dedé faz 31 anos em julho deste ano, mas pode ser um nome para o próximo Mundial se não tiver novas lesões. O zagueiro do Cruzeiro foi elogiado por Tite e pode ocupar o setor. Um dos jogadores mais regulares do Palmeiras em 2018, Bruno Henrique é outra possibilidade. O volante pode se enquadrar bem no esquema tático de Tite.
SITUAÇÃO DE FIRMINO
Os torcedores do Liverpool ficaram preocupados com a lesão de Roberto Firmino, que deixou o campo no último domingo, com o Manchester United, de muletas. Nesta terça-feira, o técnico Jürgen Klopp tranquilizou a todos, informando que o brasileiro pode retornar ainda nesta semana ao time. A questão é, estará apto para defender a Seleção Brasileira?
- Vai ser muito perto para o Watford, mas há uma grande chance para o dérbi. Descartar Firmino é um grande erro porque ele se recupera muito rápido. Há uma chance porque é o Firmino, mas não sei se usaria essa chance, porque jogamos no domingo e depois imediatamente na quarta-feira - declarou.
FERNANDINHO?
Tite já cravou que um jogador que disputou a Copa do Mundo de 2018 voltará para a Seleção Brasileira: o volante Fernandinho, do Manchester City. O treinador prometeu que ele será chamado novamente. No entanto, há a dúvida se será agora. O volante desfalcará a equipe inglesa por cinco jogos.
– Não veio o Fernandinho, não que eu não quisesse. Ele vai retornar. Eu vejo grandes virtudes morais e técnicas para ele estar aqui. Não sei se para a Copa do Mundo, pela idade, mas a curto prazo sim. Pela qualidade técnica, pelo nível que está jogando e pela qualidade moral que tem. Não vai ser um acidente de percurso que vai alijá-lo.
COPA AMÉRICA PRÓXIMA
Esses serão os compromissos que começam a definir a equipe que estará na Copa América de 2019. A Seleção Brasileira, que já sabia que seria cabeça de chave do Grupo A, conheceu os seus adversários na primeira fase: o Peru, a Venezuela, e a Bolívia, com quem duelará na estreia do torneio no Morumbi, no dia 14 de junho, às 21h30.
A Seleção do técnico Tite fará o segundo jogo da fase de grupos contra a Venezuela, na Arena Fonte Nova, no dia 18, no mesmo horário, e fecha a primeira fase contra o Peru, na Arena Corinthians, no dia 22, às 16h. Caso classifique como líder do grupo, fará as quartas de final na Arena do Grêmio, no dia 27. Caso passe em segundo, entrará em campo no Maracanã, dia 28.