Algoz do Brasil e números ruins: a década do Paraguai na Copa América
Seleção paraguaia chegou a ser vice-campeã em 2011 sem vencer uma partida. Paraguaios eliminaram o Brasil em 2011 e 2015 nas quartas de final, em disputas de pênaltis
- Matéria
- Mais Notícias
O Paraguai enfrenta o Brasil, nesta quinta-feira, ás 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Será o terceiro confronto entre as duas seleções nas quartas de final da Copa América somente nesta década.
O LANCE! mostra os números da seleção paraguaia que, embora sejam muito ruins, levaram a equipe a uma final da competição em 2011, e também lembra as duas eliminações brasileiras para os paraguaios no torneio continental.
Relacionadas
Uma vitória em 18 partidas
O Paraguai tem um retrospecto muito ruim na Copa América nesta década. Os paraguaios obtiveram somente uma vitória em 18 partidas, desde a edição de 2011. O triunfo solitário aconteceu diante da Jamaica por 1 a 0, com gol de Edgar Benítez, pela fase de grupos da Copa América de 2011. Nas edições de 2015 e 2016, os paraguaios não conseguiram uma vitória sequer.
Final sem vencer jogos
A seleção paraguaia chegou na final da Copa América de 2011 sem vencer uma partida sequer. Em cinco partidas, os paraguaios obtiveram o empate em todas, se classificando no mata-mata na base das disputas de pênaltis.
Na primeira fase o Paraguai empatou em 0 a 0 com o Equador, 2 a 2 com o Brasil e 3 a 3 diante da Venezuela.
Já nas quartas de final, os paraguaios enfrentaram novamente os brasileiros, com um novo empate, desta vez por 0 a 0. Porém, na decisão por pênaltis, o Paraguai levou a melhor e venceu por 2 a 0. Na semi, mais um confronto contra a Venezuela e mais um empate: 0 a 0, com vitória por 5 a 3 nas penalidades.
Mas na final não teve jeito. O Uruguai venceu os paraguaios por 3 a 0 e acabaram com o sonho da conquista do título continental.
Rei do empate
O Paraguai é o rei do empate na Copa América desde 2011. Em 18 partidas, os paraguaios empataram 11 vezes na competição. Nesta edição, eles já somam dois empates: 2 a 2 contra o Qatar e 1 a 1 diante da Argentina. A seleção se classificou por ser um dos dois melhores terceiros colocados, com apenas dois pontos ganhos.
Algoz do Brasil
O Paraguai é pedra no sapato do Brasil na Copa América durante essa década. Os paraguaios já eliminaram a Seleção Brasileira duas vezes, ambas as eliminações em disputas de cobranças de pênaltis.
Em 2011, na Argentina, depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, os paraguaios venceram por 2 a 0 nas penalidades. Barreto e Estigarribia acertaram as cobranças e levaram a seleção paraguaia para as semifinais.
Já em 2015, quando a competição foi disputada no Chile, os paraguaios eliminaram o Brasil também nas quartas de final. No tempo normal, empate por 1 a 1, com gols de Robinho e Derlis González. Vitória do Paraguai nos pênaltis por 4 a 3, com gols de Osvaldo Martínez, Victor Cáceres, Bobadilla e novamente Derlis Gonzáles.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias