De prisão a exames falsificados: as 7 maiores polêmicas de Mike Tyson
A vida do ex-boxeador e astro da cultura pop Mike Tyson foi repleta de polêmicas e atos ilegais
- Matéria
- Mais Notícias
A vida e a carreira de Mike Tyson sempre tiveram capítulos polêmicos ao longo dos anos. Ex-campeão dos pesados pela IBF, WBA e WBC, Tyson somou um cartel de 50 vitórias e oito derrotas ao longo de sua trajetória no boxe, sempre conhecido por seu estilo visceral que lhe rendeu inúmeros nocautes.
Entretanto, Tyson sempre foi afetado por seu comportamento explosivo e abuso de drogas ao longo dos anos, seja durante a sua carreira na nobre arte ou em sua vida pessoal. O LANCE! listou as sete maiores polêmicas da vida do ex-pugilista.
Acusação de estupro
No dia 18 de julho de 1991, Mike Tyson foi acusado de abusar sexualmente da miss Desiree Washington em seu quarto de hotel. Um mês após vencer a revanche contra Donovan Ruddock por decisão unânime, o boxeador de 25 anos foi acusado de levar a modelo de 18 anos aonde estava hospedado, onde teria lhe agarrado à força e realizado atividades sexuais sem o consentimento da vítima. Sete meses depois, Tyson recebeu a sentença de seis anos, mas acabou cumprindo apenas metade da pena e foi liberado no dia 25 de março de 1995.
Mordida na orelha de Evander Holyfield
De longe, a maior polêmica da carreira de Mike Tyson dentro dos ringues. Após ser nocauteado por Evander Holyfield e perder o cinturão dos pesados da WBA, o temperamental lutador ficou com seu ego ferido. Na revanche, com um comportamento totalmente estranho, acabou sendo desqualificado ainda no terceiro round em uma das lutas mais aguardadas da história do boxe, após morder um pedaço da orelha do campeão e cuspi-la no tablado do ringue.
Uso de pênis falso em exames e doping por maconha em 2000
No dia 20 de outubro de 2000, Mike Tyson enfrentou Andrew Golota em busca de sua terceira vitória consecutiva na missão de ter uma oportunidade de enfrentar Lennox Lewis pelo cinturão dos pesados. Tyson dominou o confronto e venceu por decisão unânime, mas acabou sendo pego por uso de maconha e a luta ficou sem resultado. Anos depois, o pugilista admitiu que estava sob efeito da droga durante a luta, e que durante anos usou um pênis falso para escapar dos exames das comissões atléticas. Mike afirmou que só caiu no doping nesta luta pois não teve chance de buscar o 'falso membro' antes do exame.
Detido no Brasil
No dia 10 de novembro de 2005, Mike Tyson se envolveu em uma grande confusão na boate Bahamas, em São Paulo. O ex-lutador acabou agredindo um cinegrafista e foi detido pela Polícia Militar. Segundo o delegado responsável pelo caso, o repórter começou a filmar o americano, que se irritou e pediu que para que a gravação fosse interrompida, algo rejeitado pelo cinegrafista. Como resultado, Mike agrediu o profissional, tomou a câmera, destruiu os arquivos e o equipamento.
Falência aos 37 anos
Mike Tyson deu entrada em seu pedido de falência no dia 3 de agosto de 2003, aos 37 anos de idade. Ao longo de sua carreira, o ex-pugilista teve ganhos aproximados a 300 milhões de dólares, que foram rapidamente gastos de forma exacerbada. O lutador culpou seu ex-empresário Don King por má administração do dinheiro e desvio de verba, já que King sempre administrou seu dinheiro ao longo dos anos - principalmente no tempo em que esteve preso.
Discussão séria com apresentador em programa ao vivo
No dia 10 de setembro de 2014, Mike Tyson foi o convidado especial do programa do apresentador Nathan Downer, na emissora canadense CP24. Quando Downer tocou no assunto de sua condenação por estupro, Tyson se irritou e começou a ofende-lo ao vivo, com xingamentos como "vai se f...", "pedaço de m...." e ainda o julgou como negativo.
Uso de urina dos filhos para falsificar exames
Em entrevista à ESPN norte-americana, Tyson voltou a falar sobre o uso de um pênis falso em seus exames antidoping. Entretanto, ele nunca havia explicado como de fato fazia para falsificar os exames e escapar de suspensões por uso de drogas. Durante a entrevista na última quarta-feira, Tyson afirmou que pensava em usar a urina de sua mulher, mas que os exames comprovariam que ele estava grávido. Então, passou a usar a urina dos próprios filhos com o membro falsificado.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias