Relembre o desempenho dos indicados ao prêmio de melhor do mundo na última temporada
Van Dijk foi eleito o melhor da final da Champions e do Inglês. Messi conquistou a 'Chuteira de Ouro', mas foi mal com a Argentina, enquanto CR7 teve desempenho 'doméstico'
A Fifa divulgou, nesta quarta-feira, a lista dos dez indicados ao prêmio de melhor jogador da última temporada ('The Best'). Sem Neymar, Griezmann e Modric (atual detentor do prêmio), a entidade celebrou a nova geração francesa, o Liverpool e os 'tradicionais' Cristiano Ronaldo e Messi.
A última temporada foi marcada pela intensa Liga dos Campeões e a forte disputa das competições domésticas. O Liverpool foi representado por Salah, Mané e Van Dijk, grande concorrente, ao lado de Messi, Cristiano Ronaldo e Mbappé. Confira o que cada indicado fez de positivo e negativo na última temporada e suas credenciais ao título.
MESSI
Messi foi, novamente, o principal jogador do Barcelona na última temporada. O argentino marcou 51 gols e concedeu 22 assistências em 50 jogos. O craque foi decisivo no título Campeonato Espanhol e conquistou a sua oitava 'Chuteira de Ouro'. Messi, porém, não conseguiu classificar o Barça para a final da Liga dos Campeões e foi eliminado pelo Liverpool, em uma virada histórica. Além disso, o Barcelona perdeu a final da Copa do Rei e o desempenho do atacante na Copa América, com a Argentina, foi decepcionante.
CR7
Cristiano Ronaldo foi o destaque da Juventus no título do Campeonato Italiano. O português marcou 28 gols e concedeu dez assistências em 43 jogos na temporada. A Juve, porém, foi eliminada na Copa da Itália e na Liga dos Campeões, pelo Ajax, nas quartas de final. O atacante teve grande desempenho nas oitavas, ao marcar os três gols da virada sobre o Atlético de Madrid. Por Portugal, conquistou o título da Liga das Nações.
FRENKIE DE JONG
Uma das principais revelações do Ajax, o volante Frenkie De Jong foi o principal organizador da equipe no meio de campo. Talentoso, com bom passe e marcação, o holandês quase chegou a final da Liga dos Campeões, mas foi eliminado pelo Tottenham, nas semis. Na Holanda, o Ajax foi incontestável e foi campeão do Campeonato Holandês e da Copa da Holanda. Foi contratado pelo Barcelona.
DE LIGT
Aos 19 anos, De Ligt se tornou o capitão mais novo da história do Ajax. Com maturidade impressionante, o jovem foi o xerife da zaga do Ajax e se destacou na Liga dos Campeões. Principalmente na partida contra a Juventus, sua atual equipe, nas quartas de final. O zagueiro também fez dupla de zaga com Van Dijk, na seleção holandesa e ficou com o vice da Liga das Nações.
VAN DIJK
Grande candidato ao prêmio, Van Dijk foi eleito o melhor jogador da última edição do Campeonato Inglês, um dos mais disputados da história. O Liverpool foi vice-campeão da competição, mas conquistou seu sexto título da Liga dos Campeões. Van Dijk foi eleito o melhor jogador da final.
MANÉ
Mané foi um dos grandes destaques ofensivos do Liverpool. Na Liga dos Campeões, marcou quatro gols e concedeu três assistências. Ao todo, em 50 jogos, marcou 26 gols e deu um total de cinco assistências. O jogador também foi decisivo em algumas partidas do Campeonato Inglês, na intensa disputa com o Manchester City pelo título.
SALAH
O início de temporada de Salah não foi muito bom, mas, aos poucos, o egípcio foi retomando as boas atuações e terminou 2018/19, novamente, como destaque do Liverpool. O atacante terminou a temporada com 27 gols e 13 assistências em 52 jogos, além do título da Liga dos Campeões, com gol na final.
HAZARD
Em sua última temporada no Chelsea, Eden Hazard teve o seu melhor desempenho em números. Ao todo, em 51 jogos, marcou 21 gols e deu 17 assistências. Foi o protagonista do Chelsea na Premier League e decisivo na classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões. Além disso, foi o craque da Liga Europa e conduziu os Blues ao título. Na final, contra o Arsenal, marcou dois gols e deu uma assistência, na vitória por 4 a 1.
KANE
Principal expoente da história recente do Tottenham, Kane seguiu decisivo no elenco dos Spurs e foi um dos protagonistas da equipe que chegou à final da Liga dos Campeões. O atacante também se destacou com a camisa da Inglaterra. Ao todo, na última temporada, participou de 40 jogos, marcou 24 gols e concedeu seis assistencias.
MBAPPÉ
A temporada do PSG foi para se esquecer. Apesar do título no Campeonato Francês, o clube ficou com o vice da Copa da França, foi eliminado na Copa da Liga Francesa e da Liga dos Campeões, nas oitavas de final (de novo). Com a lesão de Neymar, figura onipresente na equipe, Mbappé assumiu o posto de protagonista e foi o grande destaque individual. O atacante ficou em segundo lugar na 'Chuteira de Ouro' e, em 43 partidas, marcou 39 gols, além de 17 assistências. Com isso, o francês teve participação direta em 39% dos gols do PSG em 2018/19.