Show de Ronaldinho, Luxa.. A estreia de Messi como titular contra o Real
A partida teve vitória do Barcelona, por 3 a 0, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho, que saiu aplaudido do Bernabéu. Luxemburgo era o técnico dos 'Galáticos' do Real Madrid
- Matéria
- Mais Notícias
Messi é, naturalmente, o principal destaque do Barcelona. Capitão e líder de números na temporada, o argentino tem um importante desafio, nesta quarta-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Rei. O adversário? O principal rival da equipe: o Real Madrid.
Acostumado a bons desempenhos contra os Merengues, o LANCE! relembra a primeira partida em que Messi foi titular contra o Real. Na temporada 2005/06, pela 12ª rodada do Espanhol, o Barcelona venceu, por 3 a 0, com um show de Ronaldinho Gaúcho, que saiu aplaudido do Bernabéu. Vanderlei Luxemburgo comandava Ronaldo Fenômeno, Zidane, Beckham e companhia pelo lado madrilenho.
Relacionadas
FICHA
A estreia de Messi como titular contra o Real Madrid foi no dia 19 de novembro de 2005, pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida terminou em 3 a 0, com dois gols (e show) de Ronaldinho Gaúcho (leia mais abaixo) e Eto'o. Messi jogou 70 minutos e foi substituído por Iniesta.
A ASSISTÊNCIA
O argentino, usando a camisa 20, teve boa participação e movimentação. Logo no início, carregou a bola na intermediária, bem ao seu estilo, driblou o marcador, mas foi interrompido por Eto'o, que recuperou a posse e chutou sem chances para Casillas. O drible contou como uma assistência. Esse foi o seu segundo passe para gol no Barcelona. Hoje em dia, já são 247.
IMPORTÂNCIA
O Barcelona terminou campeão daquela edição, com 82 pontos conquistados, que incluíram 25 vitórias, sete empates e seis derrotas. Na rodada anterior a partida, porém, o Osasuna liderava a competição, com 24 pontos e uma vitória faria com que o Barça assumisse a liderança.
O SHOW DO BRUXO
Líder do Barcelona na época, Ronaldinho Gaúcho vivia uma de suas melhores fases da carreira. Naquela noite, o brasileiro deu um show. Marcou dois golaços, que deixaram os defensores do Real Madrid no chão e Casillas sem poder de reação. No fim da partida, o craque foi aplaudido, de pé, pelos próprios torcedores do Real Madrid, algo que, até hoje, ainda não aconteceu com Messi.
RONALDINHO SOBRE O JOGO
– Lembro de tudo perfeitamente, das jogadas, dos dribles, das finalizações... Tive a felicidade de marcar dois gols, de ser aplaudido no Bernabéu. Um jogo histórico e tenho isso muito vivo na minha memória. Vêm momentos maravilhosos. Foi um jogo que entrou para a história e é sempre uma alegria recordar – afirmou à Barça TV, em 2015, dez anos depois da partida
LUXA
Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo Real Madrid, no fim de 2004, após conquistar o Brasileirão com o Santos, o seu quinto da carreira. Luxa não teve uma passagem sem título nos Merengues e deixou o clube após 45 jogos, com 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. O brasileiro comandava os Merengues na estreia de Messi como titular contra o principal rival. Foi demitido menos de um mês depois da derrota.
OS CRAQUES
Entre os grandes jogadores presentes, destaque para Roberto Carlos, Sergio Ramos, Beckham, Zidane, Raúl, Robinho e Ronaldo Fenômeno pelos galáticos do Real Madrid. No Barça, Gio Van Bronckhorst, Edmilson, Deco, Iniesta e Rafael Márquez, além de Ronaldinho Gaúcho e Iniesta. Na reserva, Giuly e Larsson.
PANORAMA VITORIOSO
No fim daquela temporada (2005/06), Messi participou de, ao todo, de 25 jogos, com oito gols e quatro assistências. O Barcelona terminou campeão da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol, em um ano que entrou para a história do clube.
* Sob a supervisão de Leonardo Martins
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias