Gabriel é o artilheiro do Flamengo na temporada com nove gols. A fase é excelente para o atacante, que está sendo destaque no Campeonato Carioca e na Libertadores. Mas... outros já estiveram na mesma situação e não conseguiram marcar contra o Vasco. Gabigol terá a chance neste domingo, às 16h, no Nilton Santos, no primeiro jogo da final, e o LANCE! pergunta se você, torcedor, sabe qual foi o último 'camisa 9' a marcar contra o Cruz-Maltino?
2019: ARRASCAETA DECISIVO
Flamengo e Vasco se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Carioca deste ano: dois empates em 1 a 1. O uruguaio De Arrascaeta foi o autor dos dois gols rubro-negros nos clássicos, um deles, na final da Taça Rio, levou a decisão para os pênaltis, e o time comandado por Abel Braga conquistou o segundo turno.
Nestes jogos, ambos disputados no Estádio do Maracanã, os atacantes Vitor Gabriel, Vitinho. Bruno Henrique e Uribe estiveram em campo, atuando, por pelo menos um momento, como centroavantes, mas não balançaram a rede.
2018: SÓ VINI JR SALVA
Nos três clássicos da última temporada (1 a 1 pelo Brasileirão, 1 a 1 pelo Brasileirão e 0 a 0 pelo Estadual), só o garoto Vinícius Júnior se salvou, marcando o gol no jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. No returno, o zagueiro Luiz Gustavo, do Vasco, marcou contra.
Nas três partidas, os centroavantes Fernando Uribe, Lincoln, Henrique Dourado e Felipe Vizeu estiveram em campo ao menos uma vez e passaram em branco.
2017: GUERRERO E CIA PASSAM EM BRANCO
Paolo Guerrero, Leandro Damião, Felipe Vizeu e até Lucas Paquetá, improvisado, atuaram como camisa 9 do Flamengo nos cinco clássicos com o Vasco na temporada, mas nenhum deles marcou.
No Brasileirão, empate em 0 a 0, no returno, e vitória rubro-negra por 1 a 0 no turno, com gol de Éverton, que hoje está no São Paulo. Ainda tiveram três encontros pelo Carioca: 0 a 0, 2 a 2 - gols de Berrío e Arão - e 1 a 0 - gol de Diego.
2016: DERROTAS NO ESTADUAL
Com o rival na Série B, o Flamengo só enfrentou o Vasco, em 2016, pelo Estadual. E o Cruz-Maltino levou a melhor: duas vitórias (1 a 0 e 2 a 0) e um empate em 1 a 1, quando o Rubro-Negro, comandado por Muricy Ramalho, marcou com Marcelo Cirino, que saiu do banco e atuou pelo lado de campo - Guerrero foi o camisa 9 neste jogo.
Além do peruano, Emerson Sheik, Ederson e Felipe Vizeu defenderam o Flamengo no Clássico dos Milhões em 2016 e não conseguiram balançar a rede adversária.
2015: ALECGOL FAZ DOIS NO CLÁSSICO DA CHUVA
O desempenho ofensivo do Flamengo diante do Vasco foi péssimo - quatro gols marcados em sete clássicos -, mas Alecsandro se salvou e fez dois gols na única vitória rubro-negra sobre o rival no ano: 2 a 1 pelo Estadual, em jogo marcado pela chuva que caiu no Maracanã.
Foi o último jogador a vestir a camisa 9 do Flamengo e marcar contra o Vasco. Ainda em 2015, Emerson Sheik fez um gol contra o Cruz-Maltino, em derrota por 2 a 1 no Brasileirão, atuando ao lado de Guerrero. O lateral-direito do Vasco Madson, contra, fez o quarto gol do Fla na conta.