menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Grêmio leva primeiro dinamarquês à Floresta Amazônica

Atacante Martin Braithwait será o primeiro europeu a jogar em Boa Vista

Braithwaite-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBraithwaite vai jogar a 680km da casa do seu pai, que nasceu na Guiana (Foto: Luis Felipe Amorin/AGIF)
Avatar
Lance!
Porto Alegre (RS)
Avatar
Roberto Jardim
Porto Alegre (RS)
Dia 19/02/2025
06:00
Atualizado em 18/02/2025
16:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

A partida de estreia do Grêmio na Copa do Brasil 2025 tem um que de pioneirismo. Isso porque o Tricolor Gaúcho terá como titular o dinamarquês Martin Braithwaite, o primeiro atleta do seu País e da Europa a atuar em um estádio em plena Floresta Amazônica.  Apesar disso, o atacante não estará muito longe das suas raízes.

continua após a publicidade

Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Grêmio

É que o pai do camisa 22, destaque tricolor desde o ano passado, Keith Braithwaite, nasceu na Guiana, pequeno país no Norte da América do Sul. A terra natal do principal incentivador do atacante fica a cerca de 680km do estádio Flamarion Vasconcelos, palco do confronto com o São Raimundo, às 19h30min (de Brasília), desta quarta (19).

Cria de uma família ligada ao futebol Braithwaite tem antepassados jogando na seleção guianesa desde os anos 50 do século passado. O atacante do Grêmio, porém, cruzou o Atlântico e foi fazer carreira na Dinamarca, França, Inglaterra e Espanha.

continua após a publicidade

Chiquinho Viana vê Braithwait como diferencial do Grêmio

Chiquinho Viana é técnico do São Raimundo desde 2011
Chiquinho Viana é técnico do São Raimundo desde 2011. (Foto: Hélio Garcias/São Raimundo)

A chegada de um atleta com passagens por países da Europa, no entanto, acabou não chamando atenção. Nem da torcida nem do comandante do São Raimundo. À frente do Mundão desde 2011, quase um Alex Ferguson do futebol brasileiro, Chiquinho Viana preferiu não encher a bola do centroavante do Grêmio.

– O Braithwaite é a diferença do time lá na frente, com o Villasanti fazendo a movimentação muito rápida. E tem o Edenílson vivendo a melhor fase dele, além dos dois extremos que são rápidos e inteligentes, abrindo espaços para os laterais. Então, é uma equipe forte, coesa e veloz – disse na coletiva de segunda-feira (17).

continua após a publicidade

O que pode surpreender o longevo treinador são as prováveis mudanças que Gustavo Quinteros deve promover no time, com a estreia de quatro dos cinco recém-contratados. Aliás, um deles é outro europeu, o belga Francis Amuzu, que deve fechar o ataque ao lado de Braithwaite e do também estreante Cristian Oliveira.

Atrás, o comandante tricolor terá  Wagner Leonardo e Lucas Esteves, ambos ex-Vitória, como novidade. O time que irá a campo deve ser Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar, Villasanti e Cristaldo; Cristian Olivera, Braithwaite e Amuzu.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias