Será? Grêmio pode mirar-se no Inter para sonhar com voos maiores no Gauchão
Na edição de 2005, Colorado não venceu nas cinco primeiras partidas, mas acabou campeão estadual. Início instável também não é inédito para os gremistas
O início instável de Campeonato Estadual não é algo inédito ao se tratar da dupla Gre-Nal. Porém, salta aos olhos da imprensa gaúcha o fato dos gremistas somarem apenas um ponto nas cinco partidas disputadas neste início de 2018.
No século XXI, a pior campanha gremista ocorrera na edição de 2003. Porém, o regulamento era diferente: o Tricolor gaúcho estava em um grupo apenas com equipes das Séries A e B do Brasileiro (Internacional, Juventude e Caxias). Após seis jogos, o Grêmio se despediu com dois empates e quatro derrotas.
Em 2013, o Grêmio passou muito perto de uma péssima campanha. Teve uma estreia promissora, com vitória por 2 a 0 sobre o Esportivo. Entretanto, vieram três derrotas consecutivas bem preocupantes: para o Canoas, São Luiz e Internacional. O triunfo sobre o São José, em seu quinto jogo, tirou a equipe do Z-3 (à época, três equipes eram rebaixadas).
NO INTER, APÓS INÍCIO FRACO, EQUIPE DE 2005... FOI CAMPEÃ!
O Internacional também teve inícios instáveis. Mas um deles terminou de maneira que contrariou muitos prognósticos: a equipe saiu da seca das vitórias e acabou campeã gaúcha.
Passando por reformulação no ano de 2005, o Colorado penou em seu início de Estadual. A equipe, que tinha Fernandão, Alex, Rafael Sóbis, e reforços como Tinga e Jorge Wagner, somou apenas três pontos nos cinco primeiros jogos.
O Inter empatou em 1 a 1 com Farroupilha e em 0 a 0 com o Glória. Depois, perdeu por 1 a 0 para o Veranópolis, ficou no zero com o Novo Hamburgo e caiu por 1 a 0 para o Santa Cruz. Com três empates e duas derrotas, chegou a ficar em penúltimo.
Após uma série de percalços nos outros jogos (inclusive amargar a lanterna na sétima rodada), a equipe de Muricy Ramalho passou na primeira fase em segundo lugar. Na segunda fase, o Internacional garantiu a liderança e engrenou de vez rumo ao título, conquistado na final contra o surpreendente XV de Campo Bom. Um exemplo interessante para o atual Grêmio seguir?