Jogo morno na Arena: Grêmio vence o Toluca e aguarda rival das oitavas
Garantidos nas oitavas de final da Copa Libertadores, Grêmio e Toluca fazem jogo morno na Arena, em Porto Alegre. Ramiro, de cabeça, marcou o gol da vitória do Tricolor Gaúcho
O Grêmio não empolgou os torcedores que foram à Arena nesta terça-feira, mas fez o dever de casa diante do Toluca (MEX), na rodada que encerrou o Grupo 6 da Copa Libertadores. Com ambos clubes já classificados, o Imortal fez um bom início de jogo, marcou com Ramiro e venceu por 1 a 0 o confronto em Porto Alegre, que seguiu até o apito final sem grandes alternativas.
Agora, o Grêmio espera a definição de seu adversário nas oitavas de final. Com 11 pontos, o time de Roger Machado briga pelo posto de segundo melhor lugar. O Toluca liderou a chave de ponta a ponta e terminou com 13 pontos.
Os confrontos da próxima fase serão definidos nesta quinta-feira, quando o Grupo 1 - no qual River Plate (ARG), The Strongest (BOL) e São Paulo brigam por duas vagas - entram em campo e encerram a fase de grupos da Libertadores.
Antes de voltar a campo pelo torneio continental, o Grêmio voltará as atenções para o Campeonato Gaúcho. Na quinta-feira e no domingo, o adversário será o Juventude, nos jogos de ida e volta da semifinal. O primeiro duelo, no dia 21, será na casa do rival, no Alfredo Jaconi. A volta, no dia 24, será na Arena.
RAMIRO MARCA NO INÍCIO; GRÊMIO ESPERA O APITO FINAL
O Grêmio teve o controle da partida desde o apito inicial e, com paciência, soube trocar passes - ocupando cada vez mais o campo de ataque. Maicon foi o responsável pela saída de bola do Imortal, e distribuiu bem o jogo. Pela direita, com Ramiro e Giuliano, o time de Roger Machado foi mais agudo. Mas, na hora que o cruzamento chegou à área de Sánchez, ninguém estava lá.
Bobô, por vezes, saiu demais da função de centroavante para armar as jogadas. Coube então a Ramiro, de 1,68m, aparecer como elemento surpresa e desviar de cabeça lançamento preciso de Luan, abrindo o placar na Arena. Douglas, Bobô, Luan... Sem conseguir invadir a área do Toluca, o Grêmio arriscou de longe, e levou perigo ao gol adversário. Sem ser pressionado em nenhum momento, o Tricolor Gaúcho foi para o intervalo com a vantagem mínima.
Sem Geromel - sofreu uma pancada no primeiro tempo e foi substituído por Bressan -, o Grêmio diminuiu ainda mais o ritmo na etapa final. Enquanto o Toluca passou a ir mais ao campo de ataque, o time de Roger Machado seguiu sem conseguir penetrar na defesa adversária. Os chutes de longe voltaram a ser a única alternativa. A bola voltou a ser chutada para fora da meta rival.
O jogo na Arena ficou ruim. Os dois times não demonstraram grande ambição em alterar o placar. Já pensando nas próximas partidas, o técnico gremista trocou Douglas e Bobô por Lincoln e Henrique Almeida. Os mexicanos tentaram com Esquivel, mas a partida seguiu morna. Em dois lances parecidos, o Imortal chegou à linha de fundo pela direita, mas H. Almeida e Luan não alcançaram a bola, que cruzou toda a área do Toluca sem ser tocada.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 TOLUCA (MEX)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-hora: 19/4/2016 – 21h45
Árbitro: Gustavo Murillo (Fifa-COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (Fifa-COL) e Alexandre León (Fifa-COL)
Renda/Público: R$ 1.377.475,00 / 31.782 pagantes (34628 presentes)
Cartões amarelos: Henrique Almeida (GRE); Lucas Lobos e Brambila (TOL).
Cartão vermelho: Não houve.
Gols: Ramiro (1-0, 15'/2ºT)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel (Bressan, Intervalo), Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Lincoln, 17'/2ºT) e Luan; Bobô (Henrique Almeida, 21'/2ºT) – Técnico: Roger Machado.
TOLUCA (MEX): Sánchez; Gamboa, Jordan Silva, Christian Pérez e Quezada; Brambila, Navarro, Velasco, Arellano e Lucas Lobos (Esquivel, 12'/2ºT); Saucedo – Técnico: Reinaldo Rueda.