O Ministério do Esporte publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), uma Chamada Pública para selecionar projetos voltados para a promoção e o desenvolvimento do esporte da base ao alto rendimento no Brasil. Estão previstos investimentos de R$ 7 milhões em 2018 na preparação de atletas, qualificação da gestão e melhoria e articulação de infraestruturas esportivas. A chamada pública tem como um dos objetivos garantir a melhor preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em 2020.
De acordo com o Ministério do Esporte, organizações da Sociedade Civil (OSCs) habilitadas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) podem enviar propostas até 6 de dezembro de 2017. Cada instituição terá no máximo um projeto aprovado. Caso ocorra empate entre propostas, a preferência será para aquelas que indicarem o Parque Olímpico da Barra como local de execução.
O documento da chamada pública, que pode ser acessado aqui, prevê possibilidades de custeio de equipe técnica multidisciplinar, de acompanhamento e treinamento de atletas, além da participação em competições nacionais e internacionais e da capacitação de recursos humanos (em eventos como cursos, congressos e conferências). O resultado preliminar será divulgado em 2 de fevereiro de 2018. As propostas selecionadas serão conhecidas em 22 de fevereiro.
O texto assinado pela Secretaria de Alto Rendimento ressalta que o Ministério do Esporte espera ampliar a detecção de talentos, estimular a presença de atletas da base e da seleção principal em grandes competições internacionais, viabilizar intercâmbios e também tentar incluir o Brasil como sede de grandes competições esportivas.
Com esta Chamada Pública, a pasta acredita que poderá dar um importante apoio aos atletas alcançaram índices e vagas para a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio, além de contribuir para a evolução no quadro de medalhas.