Aos 35 anos, Bolívar pendura as chuteiras e inicia nova carreira
Bicampeão da Libertadores com o Internacional e com passagem pelo Botafogo, ex-zagueiro deixa os gramados pelo trabalho de empresário
Um dos jogadores mais importantes da história do Internacional, Bolívar anunciou sua despedida dos gramados. Bicampeão da Copa Libertadores com o Colorado, o ex-zagueiro revelou à Rádio Gaúcha na noite de segunda-feira que trocará as chuteiras por outro lado do futebol:
- Agora chegou o momento em que decidi parar. Foi uma decisão minha, motivada por oportunidades que surgiram. Apareceu a chance de gerenciar jogadores, e não tinha como jogar e empresariar.
Bolívar não escondeu seu otimismo em relação ao seu novo trabalho como empresário. Além de manifestar sua satisfação por sua trajetória nos gramados, o ex-zagueiro afirmou que os contatos feitos no futebol podem ser cruciais para conseguir ir bem gerenciando jogadores:
- Foram 17 anos de uma carreira brilhante, mas chega um momento em que você precisa pensar em algo novo. Estou fazendo este trabalho de forma independente, com dois sócios e amigos meus. Com a minha influência e as amizades que construí no futebol, acabou ocasionando isso.
Como defensor, Bolívar iniciou sua carreira no Guarani-VA. Após passagens por Brasil de Pelotas, Grêmio e Joinville, desembarcou no Inter pela primeira vez em 2003 e, durante três anos, conquistou dois Estaduais e uma Copa Libertadores.
Em meador 2006, transferiu-se para o Monaco, mas logo voltou ao Colorado, onde venceu a Suruga Bank, em 2008, os Estaduais de 2009, 2011 e 2012 e sagrou-se novamente campeão da Copa Libertadores. Ainda teve uma passagem pelo Botafogo, onde venceu o Estadual de 2013, mas acabou afastado pela diretoria no ano seguinte. Neste ano, o zagueiro teve passagens por Novo Hamburgo e encerrou sua carreira na Portuguesa.