Confira o histórico do Internacional em semifinais de Libertadores
Colorado está nesta fase da competição pela sétima vez
O Internacional empatou com o Fluminense, no Maracanã, em 2 a 2, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores. A última vez que o Colorado chegou nesta fase da competição foi em 2015, quando enfrentou o Tigres, do México. Mas, o time pode se apegar em outra campanha para buscar a classificação para a grande decisão, no dia 4 de novembro, no Rio de Janeiro.
O clube gaúcho também empatou a primeira partida da semifinal da Libertadores de 2006, fora de casa. Na ocasião, o adversário foi o Libertad, do Paraguai, e o duelo aconteceu no Estádio Defensores del Chaco. Depois de um 0 a 0 no Paraguai, o Inter fez 2 a 0 dentro do Beira-Rio, com gols de Alex e Fernandão. Na decisão, o time superou o São Paulo e conquistou a Libertadores pela primeira vez.
O aproveitamento do Internacional nas semifinais da competição, porém é de 50%. A equipe avançou à final em três das seis oportunidades. Nas duas primeiras vezes que chegou a esta fase, o formato era outro. Em um triangular, avançava o primeiro colocado.
Em 1977, o Colorado ficou com a segunda colocação, atrás apenas do Cruzeiro, que chegou à decisão. A equipe só voltou às semifinais três anos depois, em 1980, quando avançou em um grupo que tinha Vélez Sarsfield (Argentina) e América de Cali (Colômbia), e ficou com o vice-campeonato.
Em 1989, o time foi eliminado antes de chegar à final, dessa vez para o Olímpia, do Paraguai. Depois de vencer na casa do adversário por 1 a 0, o Inter perdeu por 3 a 2 em casa e foi eliminado nos pênaltis.
O Colorado só voltou a essa fase da competição em 2006, quando conquistou a América pela primeira vez. A equipe chegou às semis quatro anos depois, em 2010, quando também terminou a competição com a taça. Nas semifinais, o time venceu o São Paulo em casa, por 1 a 0, e perdeu na capital paulista por 2 a 1. Apesar do resultado, o Inter se classificou pelo critério do gol fora de casa.
Cinco anos depois, o time gaúcho foi eliminado pelo Tigres, antes de chegar à decisão. Na ocasião, o Internacional fez a primeira partida em casa e venceu por 2 a 1, com gols de D'Alessandro e Valdivia. Na volta, no México, o time precisava de um empate simples, mas perdeu por 3 a 1. Sóbis, que atuava pelo Tigres, ainda perdeu um pênalti na partida.
O Inter volta a campo no sábado (30), às 21h, diante do Atlético-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão, no Beira-Rio. O confronto decisivo contra o Fluminense acontece apenas na próxima semana, na quarta-feira (4), também no Rio Grande do Sul.