menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

STJD pune o Internacional por ato de racismo no Brasileirão Feminino

Clube jogará com portões fechados até julgamento do colegiado do Tribunal

Quarta árbitra Andressa Hartmann carrega pedaço de banana atirado pela torcida do Internacional no banco do Sport — (Foto: Reprodução/TV Brasil)
imagem cameraQuarta árbitra carrega pedaço de banana atirado pela torcida do Internacional no banco do Sport (Foto: Reprodução/TV Brasil)
e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
Dia 01/04/2025
15:17
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o Internacional jogue com portões fechados no Brasileirão Feminino até o julgamento do colegiado, em razão de um ato racista ocorrido na última segunda-feira (31). A decisão foi tomada após a Procuradoria de Justiça Desportiva apresentar uma liminar solicitando a punição ao clube gaúcho.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O episódio aconteceu no Sesc Campestre, em Porto Alegre, durante a partida entre Internacional e Sport, válida pela terceira rodada da competição. No final do jogo, logo após o time pernambucano marcar um gol, uma banana foi arremessada em direção ao banco de reservas adversário, configurando um ato de agressão com teor racista.

A punição imposta pelo STJD foi anunciada pouco mais de 12 horas depois do incidente. O Internacional, agora, aguarda o julgamento definitivo para saber se a sanção será mantida ou ampliada.

continua após a publicidade

- O futebol brasileiro agiu rápido no combate ao racismo. Em pouco mais de 12 horas, a Justiça Desportiva já proferiu uma decisão dura, colocando o Internacional para jogar com portões fechados até o que o caso seja julgado. Em casos de racismo a CBF sempre se antecipa e vai propor punições preventivas contra os racistas. Desta vez não foi diferente - disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

INTERNACIONAL X BOTAFOGO NO BEIRA-RIO
Internacional jogará o Brasileirão A1 sem torcida (Foto: Maxi Franzoi/AGIF)

Em nota, a CBF ressaltou seu compromisso no combate ao racismo, destacando a atuação de sua Unidade de Combate ao Racismo, que permanece em alerta para notificar casos de preconceito durante as partidas organizadas pela entidade.

continua após a publicidade

- A presidência da CBF conta com o suporte de uma Unidade de combate ao racismo que fica em alerta na entidade para notificar casos de preconceito nas partidas organizadas pela entidade. Na noite de segunda-feira, eles atuaram prontamente após o ocorrido, notificando o gabinete da presidência. Cabe ressaltar que a jurisprudência do STJD prevê a punição aos clubes a que se vinculam torcedores que pratiquem atos de cunho discriminatório - disse.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias