menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ouro em Sydney, Rosinha dos Santos sonha com pódio

Paratleta volta aos Jogos após superar câncer linfático na garganta

Rosinha em ação no Parapan de Guadalajara, em 2011 (Foto: Divulgação)
imagem cameraRosinha estreará no dia 8 de setembro nos Jogos Paralímpicos do Rio (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 30/08/2016
14:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Esperança de medalha no arremesso do peso e no lançamento do martelo, a paratleta Rosinha dos Santos sonha subir pela terceira vez no pódio dos Jogos Paralímpicos. A estreia dela no Rio de Janeiro será no Engenhão será no dia 8 de setembro.

Rosinha, que teve uma perna amputada depois de um acidente, levou ouro nas duas provas há 16 anos, em Sydney. Recentemente, a brasileira voltou ao cenário com o bronze no arremesso de peso na categoria F56/57 no Parapan de Toronto, em 2015.

- Estou muito animada em disputar mais uma Paralimpíada, desta vez em casa. Moro no Rio de Janeiro e competir no quintal de casa com certeza é um incentivo a mais. Podem esperar o melhor de mim, porque vou lutar para representar todos os brasileiros da melhor forma possível, no pódio de preferência - disse a pernambucana, que disputou os Jogos Paralímpicos também em 2004, em Atenas, e em 2008, em Pequim.

A paratleta, de 44 anos, voltou às pistas em 2015 depois de um afastamento de um ano causado por um câncer linfático na garganta descoberto em janeiro de 2014.

- Não podia tomar sol, não podia fazer esforço e tive que me afastar do esporte. Só em 19 de janeiro do ano passado que recebi alta para começar a treinar levemente. Fui trabalhando até chegar aqui - relatou Rosinha, que, aos 18 anos, foi atropelada por um motorista embriagado e perdeu a perna, que torna sua trajetória um verdadeiro exemplo de superação.


Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias